AVISO

Ditos

"Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso. O sucesso será uma consequência."

As leis universais da ciência

2012-02-13

Creditos: ESO/T. Preibisch

Ciência é como uma língua universal, pois tudo no Universo funciona exactamente da mesma forma. A ciência que experienciamos na Terra é a mesma que faz as estrelas brilhar e os planetas girar em torno do Sol!

Tomemos como exemplo o pôr-do-sol. Na Terra vemos com frequência uma bela gradação das cores vermelha, laranja e rosa quando o Sol se põe. Isto acontece, porque a luz proveniente do Sol, quando está baixo, atravessa uma camada mais espessa da atmosfera, contendo mais poeiras que espalham a luz em diferentes direcções.

A luz é formada por todas as cores do arco-íris mas as cores dispersam-se de forma diferente. As poeiras, afastam mais facilmente a luz azul que a vermelha. Isto significa que a luz azul é dispersada deixando um magnífico céu vermelho ao pôr-do-sol.

O mesmo acontece no espaço. Regiões do espaço com poeiras, absorvem e dispersam mais facilmente a luz azul que a luz vermelha. Em regiões de grandes concentrações de poeiras no Universo, como é o caso das nuvens de formação de estrelas, este efeito é tão intenso que nenhuma das cores da luz atinge a Terra. Mas os astrónomos são inteligentes, usam telescópios especiais, que podem ver um tipo diferente de luz, que não é dispersada ou absorvida pelas grandes partículas de poeiras – luz infra-vermelha. (Os nossos olhos não conseguem ver este tipo de luz, mas utilizamo-la quando usamos o controlo remoto para mudar os canais de TV).

A figura em cima mostra-nos uma nuvem de formação de estrelas chamada de nebulosa Carina. Esta foto foi obtida com um telescópio chamado de VLT (Very Large Telescope). Mostrou aos astrónomos muitos objectos que não tinham previamente sido descobertos na nuvem.

Facto Curioso: O grande cientista Isaac Newton foi a primeira pessoa a compreender que as leis da ciência na terra são as mesmas leis que governam os objectos no espaço.

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa da ESO : http://www.eso.org/public/news/eso1208/