AVISO

Imagem do Dia

Proeminência solar

Ditos

"A minha religião consiste numa humilde admiração pelo espírito superior ilimitado que se revela nos pequenos detalhes que podemos perceber com as nossas frágeis e débeis mentes."

Um rosto "fantasmagórico" no espaço

2012-02-07

Creditos: ESO
Alguma vez ao olhar para o céu, viu nas nuvens formas de objectos, animais ou pessoas? Bem os astrónomos fazem o mesmo no céu nocturno.

Esta nova foto mostra-nos uma nuvem de gás e poeira no espaço, a que chamamos de nebulosa. Dentro das nebulosas “nascem” estrelas, por isso também são chamadas de regiões de formação de estrelas. Estas “estrelas bebés” são muito quentes e produzem um gás extremamente brilhante, o que significa que o podemos ver através dos telescópios.

Algumas destas nebulosas têm nomes de objectos com as quais são semelhantes, é o caso da Nebulosa do Cavalo Mas consegue ver na imagem em cima a razão porque esta nebulosa é chamada de Gabriela Mistral? Aqui vai uma pista: clique aqui para ver a foto ampliada. Agora olhe atentamente para a extremidade direita, junto à zona cor-de-rosa pálida. O que vê? Consegue ver o contorno de uma face humana? Os astrónomos pensam que é muito semelhante ao rosto de uma famosa poetisa chilena chamada Gabriela Mistral. Aqui pode comparar a nebulosa com o rosto da poetisa. É assustador!

Facto curioso : A ligação entre a poetisa a astronomia é ainda mais forte. Gabriela Mistral nasceu numa região do Chile que acolhe alguns dos grandes telescópios.

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1207/