AVISO

Imagem do Dia

Proeminência solar

Ditos

"Se A é o sucesso na vida, então A é igual a X mais Y mais Z. X é trabalho, Y é lazer e Z é manter a boca fechada."

Uma “curiosa” lição de Astronomia

2012-02-06

Créditos: ESO.
Certamente reparou que a Astronomia envolve um curioso vocabulário técnico? Existem uma série de estranhas palavras, como galáxias e nebulosas.

Bem, vamos contar-lhe um segredo: a maioria delas, derivaram do grego ou do latim (tal como acontece na língua portuguesa). Por exemplo a palavra galáxia tem origem na língua grega e significa “leite branco”. Nebulosa deriva um termo latino “nébula” que significa nuvem.

Como seria de esperar, todas estas palavras descrevem objectos do espaço com os quais se relacionam. Por exemplo a nossa galáxia parece um aglomerado de luz branca leitosa no céu nocturno. (Esta é a razão porque chamamos a nossa galáxia de Via Láctea). Uma nebulosa é uma nuvem de gás e poeira no espaço.

A imagem em cima é uma foto da nebulosa Ómega. Esta nebulosa encontra-se no céu nocturno na constelação de Sagitário. Esta foto foi captada pelo VLT (Very Large Telescope) situado no Chile - América do Sul. É uma das imagens mais nítidas desta nebulosa, tiradas de um telescópio da Terra!

Facto curioso : Quando em português falamos de mais de uma nebulosa usamos o termo nebulosas mas em latim o plural de “nébula” é “nebulae”.

Link para a noticia original: http://www.eso.org/public/news/1201 /