AVISO

Imagem do Dia


Aglomerado globular M 2

Ditos

"A realidade é apenas uma ilusão, uma ilusão muito persistente."
- Albert Einstein


Um “gordo” enxame de galáxias

2012-02-03

Créditos: UNAWE
O que acontece quando chocam dois dos maiores objectos do Universo? Um objecto enorme e gordo!

Isto não é brincadeira; é exactamente o que acontece. Dois conjuntos de galáxias chamados de “enxame de galáxias”colidiram. O enxame de galáxias resultante desta colisão chama-se El Gordo, que significa “gordo” em espanhol.

A foto em cima mostra El Gordo. Um enxame de galáxias, com o enorme tamanho do El Gordo, tão longe no Universo é um objecto espacial muito raro. Segundo o astrónomo Felipe Menanteau “Este enxame recentemente descoberto, é mais massivo, mais quente e emite uma quantidade de radiação na região de raios-X superior a qualquer outro enxame encontrado até agora, a esta distância ou mais além”.

Para medir a distância da Terra a El Gordo, os astrónomos usaram um telescópio chamado VLT (Very Large Telescope) situado no Chile – América do Sul. Descobriram que se encontra incrivelmente longe: a sua distância é de 66 quilómetros seguidos de 21 zeros! Entretanto, outro telescópio espacial chamado Observatório de Raios X- Chandra foi utilizado para descobrir mais sobre este enxame de galáxias, estudando o gás quente que preenche o espaço entre as galáxias e que emite radiação nesta zona de comprimentos de onda.

Esta descoberta excitante foi anunciada a 10 de Janeiro, num importante encontro de astronomia no Texas, EUA. Astrónomos de todo o mundo reuniram-se nesta ocasião para partilharem as suas últimas descobertas.

Facto Curioso: Os enxames de galáxias são enormes e podem conter milhares de galáxias.

Para mais informação: Este Space Scop é baseado nos relatórios de imprensa da ESO : http://www.eso.org/public/news/eso1203 e do Observatório de Raios- X Chandra da NASA

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1202/