AVISO

Imagem do Dia


O enxame aberto Haffner 18

Ditos

"Deveríamos ter cuidado para não fazermos do intelecto o nosso deus; ele tem certamente músculos poderosos, mas não tem personalidade."
- Albert Einstein


Galáxias que fracassaram jovens!

2012-02-01

Creditos: ESO, APEX (MPIfR/ESO/OSO), A. Weiss et al., NASA Spitzer Science Center
Recentemente, astrónomos utilizaram potentes telescópios para olhar para o passado e observar algumas galáxias do tempo em que o Universo era muito jovem. (Pode aprender como os astrónomos podem olhar para galáxias do passado aqui.)

Algumas destas galáxias, que se encontram destacadas a vermelho nesta nova imagem, são especialmente interessantes para os astrónomos. Quando o Universo era muito jovem, estas galáxias eram extremamente activas produzindo estrelas incessantemente, são chamadas galáxias "starburst". Os astrónomos estão agora interessados em saber porque é que estas gigantescas fábricas de estrelas não duraram muito tempo. O que terá travado esta rápida produção de estrelas?

Os astrónomos têm presentemente uma explicação possível. A ideia é que estas galáxias ao trabalharem muito rápido na produção de novas estrelas geram uma grande desordem. Todo este caos é então devorado pelos “monstros do espaço” que se encontram no centro das galáxias e que são chamados de buracos negros super-maciços. Saiba mais aqui.

Ao alimentarem-se, estes monstros libertam poderosos jactos de energia que afastam ou destroem, os ingredientes de que as galáxias necessitam para criar novas estrelas. A partir daí acabaram-se as explosões de produção de estrelas!

Segundo o astrónomo David Alexander “Em última análise, os gloriosos dias de intensa formação estelar destas galáxias acabam por traçar o seu destino, ao alimentarem o gigantesco buraco negro dos seus centros.”

Facto curioso: Os astrónomos acreditam, que durante a sua curta vida, estas galáxias duplicam o número de estrelas no seu interior!

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1206/