AVISO

Imagem do Dia

Galáxia M 81 (NGC 3031) vista em infravermelho

Ditos

"Nós sabemos muito pouco, contudo é espantoso que saibamos tanto, e ainda mais espantoso que tão pouco conhecimento nos possa dar tanto poder. "
- Bertrand Russell

Par de Galáxias Aproveita Momento de Glória

2011-11-09
Um par de galáxias chamou a atenção dos astrónomos quando, literalmente, se transformaram no centro das atenções. As galáxias foram iluminadas por uma das mais fortes explosões do Universo, uma fulguração de Raios Gama.

Visão de artista de uma fulguração de raios gama (ESO)

Os astrónomos acreditam que as explosões de estrelas jovens possam ser as responsáveis por estas explosões de luz. Esta fulguração em especial foi produzida numa das duas galáxias e iluminou a outra. Como dificilmente os astrónomos conseguem fazer imagens destes eventos, porque teriam de saber antecipadamente onde iriam ocorrer, um artista tem de criar uma simulação do que terá realmente ocorrido.

Estas galáxias estão tão distantes que a sua luz demora cerca de 12 mil milhões de anos para nos alcançar. Isso significa que estamos a ver as galáxias como elas eram há 12 mil milhões de anos, quando o Universo ainda era muito jovem. (O Universo tem cerca de 13,7 mil milhões de anos de idade).

O facto de estarem tão distantes não impede os astrónomos de descobrirem muita informação acerca destas galáxias. Ao estudar a luz que passa por elas, por exemplo, os astrónomos conseguem dizer que tipo de átomos elas contém, tais como Oxigénio e Cobre. Isso acontece porque cada tipo de átomo deixa uma “impressão digital” distinta codificada na luz.

Os astrónomos ficaram muito surpreendidos por ter encontrado tantos átomos diferentes neste par de galáxias, numa época em que o Universo ainda era muito novo. Os átomos levam muito tempo a formar, durante o ciclo de vida das estrelas e por isso era de se esperar que galáxias tão jovens não tivessem tantos átomos diferentes. Estas galáxias devem ter formado novas estrelas muito depressa de forma a poder ter criado tantos tipos diferentes de átomos em tão pouco tempo !

//Facto Interessante//: Uma fulguração de Raios Gama pode livertar mais energia em 10 segundos do que o Sol libertará durante toda a sua vida (10 mil milhões de anos)!

Notícia Original: http://www.unawe.org/kids/unawe1141/