AVISO

Ditos

"Nunca deixe o seu senso de moral impedi-lo de fazer o que é certo."
- Isaac Asimov

Para onde estás a olhar?

2011-12-06
Não é sempre que os astrónomos olham para o espaço e observam um outro par de olhos olhando para eles, mas é o que temos aqui. Estes não são os olhos de um extraterrestre, mas um par de galáxias apelidado de "Os Olhos", porque eles se parecem com um par de olhos brancos brilhando no escuro! (Imagem original)

NGC4438 - ESO

À primeira vista, as galáxias nesta foto não se parecem muito com olhos, mas isso é porque esta foto foi tirada com um telescópio muito potente chamado o Very Large Telescope. Para perceber melhor esta semelhança, basta dar alguns passos para trás e olhar para a foto novamente. Ou, melhor ainda, observe estas galáxias através de um telescópio menor e verá que realmente se assemelham a um par de olhos a observar-nos a partir do espaço!

A galáxia à esquerda da imagem parece que tem uma contusão - um olho roxo! A parte mais escura da "contusão" na verdade é pó e a região azul é originada por jovens estrelas azuis. A outra galáxia não tem qualquer poeira ou gás - estes foram provavelmente arrancados pela força originada pela aproximação das galáxias. As galáxias vão ficar cada vez mais próximas até tornarem-se uma só. Os olhos precisarão um novo apelido, quando se fundirem, mas como isto vai levar muito tempo para acontecer, os astrónomos terão o tempo suficiente para pensar sobre o assunto!

//Facto Interessante//: A nossa própria galáxia, a Via Láctea, irá colidir com uma galáxia vizinha chamada Andrómeda daqui a cerca de 3 a 4 mil milhões de anos.

Fonte da Notícia: http://unawe.org/kids/unawe1122/

Equipa responsável pelas edições do SpaceScoop para português: CAstroMoz, Clube de Astronomia Louis Cruls e NUCLIO.