AVISO

Imagem do Dia


Proeminência solar

Ditos

"O meu primeiro preceito foi nunca aceitar as coisas como verdadeiras até eu as reconhecer como tal sem sombra de dúvida."
- René Descartes


Vermelhos e Azuis

2011-11-08
O espaço é um lugar colorido! Tomemos, por exemplo, esta nova e bela foto de um aglomerado de estrelas brilhantes rodeados por nuvens azuis e vermelhas de gás (imagem original).



Nebulosa da Tarântula (ESO)


A maneira como as cores estão nitidamente separadas, faz com que pareça uma competição entre os vermelhos e os azuis. No canto vermelho, temos o gás Hidrogénio, principal componente do nosso Sol! E no canto azul, temos o gás Oxigénio: gás este, essencial para a nossa respiração! Por que esses gases estão separados em dois grupos?

Tudo se resume a quanto o gás é aquecido pelas estrelas - mas não pelas estrelas do aglomerado que aqui vemos. Há um outro aglomerado de estrelas visível no canto superior direito da imagem, que contém estrelas mais quentes e mais jovens. São as estrelas deste aglomerado que são suficientemente "poderosas" para fazer o gás oxigénio que se encontra próximo (na parte superior da imagem) brilhar. Mas as estrelas não conseguem aquecer o gás mais distante, não a ponto de faze-lo brilhar. Na parte inferior da imagem apenas se vê o vermelho do hidrogénio porque este necessita menos energia para brilhar do que o oxigénio. Ou seja, os gases não estão realmente separados em dois grupos. O hidrogénio e oxigénio estão misturados ao longo de toda a imagem, mas qual dos gases é mais luminoso depende da sua proximidade às estrelas quentes.

//Facto Interessante//: Cerca de dois terços do corpo humano é composto de oxigénio!

Notícia Original: http://unawe.org/kids/unawe1125/

Equipa responsável pelas edições do SpaceScoop para português: CAstroMoz, Clube de Astronomia Louis Cruls e NUCLIO