AVISO

Imagem do Dia


Proeminência solar

Ditos

"Ciência não é outra coisa senão um conhecimento habituado no entendimento, o qual se adquiriu por demonstração. E demonstração é aquele discurso que nos faz saber."
- Luís de Camões


Força Equipa do ALMA!!

2011-10-04

Imagem composita das Galáxias da Antena. A imagem resulta da junção de observações no submilímetro efectuadas pelo ALMA com observações em luz visível do telescópio espacial Hubble. Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO) e NASA/ESA Hubble Space Telescope.
Bem vindo à brilhante inauguração do mais complexo telescópio da Terra: o ALMA!

Para celebrar a estreia do ALMA os astrónomos publicaram a primeira imagem feita pelo telescópio, que mostra um par de galáxias, as Galáxias da Antena.

O ALMA não parece um telescópio normal. Trata-se de um conjunto de 66 "pratos", que se assemelham às antenas parabólicas instaladas nos tectos das casas para captar sinais de TV. Mas esses "pratos" não estão sintonizados para captar as ondas de rádio utilizadas pelos programas de TV. Eles são desenhados para captar um tipo diferente de sinal, chamado ondas do submilímetro.

Estas ondas permitem aos astrónomos estudar objectos muito frios no espaço, por exemplo, a radiação emitida há muito tempo atrás, poeira cósmica e gás frio. Isso significa que estas ondas de submilímetro são ideais para estudar as galáxias pois a poeira e o gás permitem conhecer a sua forma, tal como os contornos de um livro para pintar.

O ALMA é definitivamente um esforço de equipa: o grupo não só é constituído por astrónomos da Europa, América do Norte e Asia como também as próprias antenas trabalham em conjunto! As ondas de submilímetro detectadas pelas diferentes antenas são combinadas de forma a criar uma imagem muito mais detalhada do que aquela obtida por uma única antena.

Nesta imagem das Galáxias da Antena, apenas 12 antenas do ALMA foram usadas, pois o telescópio ainda se encontra em fase de construção. Mesmo assim, é certamente a melhor imagem jamais feita destas Galáxias no submilímtero. Se o resultado já é tão bom imagine só o que será quando o telescópio estiver finalizado em 2013. O melhor ainda está por vir !!

//Facto Interessante//: O ALMA está a ser construído a uma grande altitude no deserto do Chile, a cerca de 5 000 metros acima do nível do mar. O ALMA precisa estar num local muito seco, a humidade do ar absorve as ondas no submilímetro. Quanto maior a altitude mais seco é o ar.

Fonte Original: http://www.unawe.org/kids/unawe1131/