AVISO

Ditos

"O segredo da criatividade está em saber esconder as suas fontes."
- Albert Einstein

Telescópios que contam histórias diferentes

2011-10-03

Imagem composta da zona de formação de estrelas NGC281. A cor roxa representa a emissão de raios-x, as restantes cores representam emissão no infra-vermelho. Créditos: Raios-x - NASA/CXC/CfA/S.Wolk; Infra-vermelho - NASA/JPL/CfA/S.Wolk.
Para conseguir observar todo o Universo os astrónomos têm de ser muito criativos. Eles têm de combinar múltiplas imagens, feitas com diferentes telescópios para construir as imagens cheias de cores. Por exemplo, nesta bonita nova imagem de uma nuvem de formação de estrelas, o telescópio espacial Chandra capturou as partes que aparecem a roxo. O telescópio Spitzer observa a mesma região mas de maneira diferente – as suas imagens são as outras partes que não as partes roxas!

Mas porque será que os dois telescópios não observam este berçário de estrelas da mesma maneira? A resposta está no facto dos telescópios serem desenhados para observar determinados tipos de luz. Os nossos olhos só conseguem observar a luz visível. Mas existem muitos outros tipos de luz que podem ser detectadas por telescópios especiais tais como infra-vermelhos, ultravioleta e raios-x.

O telescópio Spitzer por exemplo detecta a luz infra-vermelha. O Spitzer é por isso perfeito para a observação das poeirentas regiões de formação de estrelas, uma vez que a luz infra-vermelha consegue viajar através da poeira. O telescópio Chandra por sua vez, não consegue observar as regiões de formação de estrelas da mesma maneira mas consegue detectar os raios-x provenientes do gás que é aquecido a temperaturas incrivelmente altas pelas jovens e quentes estrelas.

Assim, embora os dois telescópios contem uma história diferente acerca do que observam, ambos estão a dizer a verdade!

//Facto Interessante//: O gás quente neste imagem (que aparece a roxo) tem uma abrasadora temperatura de 10 milhões de graus Celsius!

Fonte da notícia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1130/