AVISO

Ditos

"Nunca vemos o que já foi feito; vemos apenas o que está por fazer."
- Marie Curie

Capa de Invisibilidade Desactivada

2011-09-26
Observe esta fantástica nova imagem e todos os maravilhosos detalhes deste berçário de estrelas numa nuvem de gás. Já viu mesmo tudo? Na verdade esta é uma pergunta manhosa, pois há objectos que não conseguimos ver nesta foto!

Consegue ver as marcas escuras na parte superior direita da imagem? Aqui, a nuvem de gás não foi fotografada devido à existência de “Glóbulos de Bok” a bloquear a vista. Estes Glóbulos de Bok absorvem a luz proveniente da nuvem de gás brilhante, criando a ilusão de que não há nada naquela região.

Tal como as estrelas bebé que conseguimos ver a brilhar nesta imagem, os Glóbulos de Bok também têm estrelas recém nascidas escondidas lá dentro. Mas o Glóbulo de Bok age como uma capa de invisibilidade para estas estrelas.

Contudo, esse manto tem um ponto fraco: Ele não funciona quando os astrónomos utilizam um tipo especial de telescópio que detecta a luz infravermelha. Os nossos olhos não conseguem ver esse tipo de luz, mas ela é utilizada frequentemente, por exemplo quando ligamos a TV com o controlo remoto. A luz infravermelha também consegue atravessar os Glóbulos de Bok.

Assim, apesar do seu esforço para manter as estrelas em segredo, o manto dos Glóbulos de Bok não consegue travar os poderosos telescópios dos astrónomos!

Facto Interessante: O astronomo chamado Bart Bok, que descobriu os Glóbulos de Bok em 1940, pensava que poderia haver estrelas em formação no interior destas nuvens escuras. Mas foram necessários quase 50 anos para que a sua ideia fosse comprovada através da utilização de telescópios de infravermelho!

Fonte da Notícia: http://unawe.org/kids/unawe1128/