AVISO

Imagem do Dia


Formação de estrelas na galáxia NGC4214

Ditos

"A questão de as leis da matemática estarem relacionadas com a realidade não é uma certeza; o estarem correctas não faz com que estejam necessariamente relacionadas com a realidade."
- Albert Einstein


Top Trumps Estelar

2011-10-06

Nebulosa do Ovo Estrelado. Créditos: ESO.
Se estivesses a jogar um jogo de cartas, o Top Trumps, cujo tema fosse os diferentes tipos de estrelas no Universo, certamente ias querer uma estrela hiper-gigante amarela nas tuas mãos.

Vê a estrela na foto, é uma hiper-gigante amarela 1.000 vezes maior do que o Sol, com 20 vezes mais massa e 500.000 vezes mais brilhante! Serias muito sortudo por ter uma carta destas, pois estas Hiper-Gigantes Amarelas são muito raras.

Vamos perceber melhor o tamanho destas estrelas: Se substituísses o nosso Sol por uma delas, a Terra ficaria bem no interior da estrela e o planeta Júpiter ficaria em órbita pertinho da superfície. A camada de gás e poeira que circunda a estrela (que aparece na imagem como um disco mais escuro em torno da estrela) alcançaria uma região para além da órbita de Neptuno!

Embora a estrela tenha tido sempre uma grande massa, o seu tamanho não era tão grande quanto vemos hoje. Quando a estrela brilhava à custa da "queima" do Hidrogénio, tal como o nosso Sol nos dias de hoje, ela era bastante menor em tamanho. Mas quando o Hidrogénio acabou, a estrela expandiu e transformou-se numa estrela gigante vermelha. Posteriormente transformou-se numa hiper-gigante amarela, que brilha muito mais do que uma gigante vermelha.

Esse ainda não é o final da história para esta estrela. Eventualmente ela explodirá dando origem a uma supernova. Será uma das próximas explosões de supernova na nossa galáxia!

//Facto Interessante//: Quando o combustível do Sol acabar (em cerca de 5 mil milhões de anos), ele terá um tamanho muito maior, o suficiente para engolir a Terra!

Fonte da noticia: http://www.unawe.org/kids/unawe1129/