O Homem e a Astronomia - o passado e o futuro...



A Grande Pirâmide de Quéops no Egipto.
Neste conjunto de textos será proposta uma breve viagem no tempo: ao passado e ao futuro! Ao passado porque nos tempos mais remotos, a astronomia contribuiu de forma decisiva para a sobrevivência da humanidade. Ao futuro porque pensamos que será de novo a astronomia a permitir a sobrevivência da espécie humana.

Falaremos da importância da astronomia na evolução cultural do Homem, e da sua influência em diversas áreas do conhecimento e no desenvolvimento das civilizações, em particular da civilização ocidental. Focaremos o caso paradigmático da civilização grega, e a transformação e desenvolvimento verificado na Europa a partir do séc. XII.

Tal como no passado, a influência da astronomia no futuro próximo da nossa civilização parece-nos evidente. No futuro mais longínquo, cremos que essa importância será ainda mais determinante. Tal como no início, será de novo a astronomia a permitir que a espécie humana sobreviva; neste caso ao fim do Sistema Solar. Sabemos que o Sol não é eterno, e se a humanidade pretende sobreviver a esta catástrofe astronómica, terá que encontrar os meios necessários para cumprir esse objectivo, antes que seja demasiado tarde...

A Astronomia será então fundamental para o sucesso daquele que será talvez o mais nobre de todos os empreendimentos da humanidade: salvar a espécie humana.

Ao longo das próximas semanas vamos apresentar os seguintes temas:


Autoria:

Paulo Maurício
Centro de Astrofísica da Universidade do Porto - Departamento de Matemática Aplicada -
Faculdade de Ciências - Universidade do Porto