A Escola Secundária da Cidadela no projecto Comenius: In Orbit With Europe!

2013-08-28
A Escola Secundária da Cidadela de Cascais participou, nos últimos 3 anos, por intermédio do NUCLIO, no projecto sobre asteróides In Orbit With Europe!. Integrado no Programa Comenius, este projecto de parcerias com escolas de outros países europeus deu aos alunos a oportunidade se sentirem na pele de verdadeiros cientistas, utilizando telescópios robóticos à distância, trabalhando em equipas internacionais e partilhando resultados através das mais recentes tecnologias de comunicação.

Equipa do MIT descobre exoplaneta com período orbital de 8,5 horas

2013-08-21
Uma equipa do MIT descobriu um exoplaneta do tamanho da Terra que orbita a sua estrela em apenas 8,5 horas. Este é um dos mais pequenos períodos orbitais já encontrados. O planeta, designado por Kepler 78b, é um pequeno mundo escaldante que está a 700 anos-luz de distância, mas, mesmo assim, os cientistas foram capazes de detectar a sua luz. Esta é a primeira vez que a luz emitida por um exoplaneta tão pequeno é detectada.

Primeira versão de mapa 3D da estrutura de larga escala do Universo distante

2013-08-13
Astrónomos do projecto FastSound, que visa mapear a estrutura do Universo distante, olharam em direcção ao passado, com a ajuda do telescópio Subaru, e criaram um mapa 3D mostrando uma porção do Universo tal com era há 9 mil milhões de anos. O projecto integra uma equipa internacional das universidades de Kyoto, Tóquio e Oxford e pretende medir com precisão o movimento das galáxias para calcular a taxa de crescimento da estrutura de larga escala, como teste à Teoria da Relatividade Geral de Einstein.

Astrónomos captam imagem do exoplaneta de menor massa em torno de estrela semelhante ao Sol

2013-08-06
Usando dados no infravermelho provenientes do Telescópio Subaru, no Havai, uma equipa internacional de astrónomos conseguiu a imagem de um planeta gigante ao redor da estrela brilhante GJ 504. Com várias vezes a massa de Júpiter e semelhante a este em tamanho, o novo mundo, denominado GJ 504b, é o planeta de menor massa já detectado, usando técnicas de imagem directa, em torno de uma estrela semelhante ao Sol.

Hubble revela as primeiras imagens de uma kilonova

2013-08-06
Ao procurar a localização de uma recente fulguração de raios gama de curta duração, ou GRB curta (short Gama-Ray Burst), em luz infravermelha, o Hubble encontrou a bola de fogo de brilho enfraquecido produzida na sequência da explosão. O brilho remanescente revelou, pela primeira vez, um novo tipo de explosão estelar denominado kilonova, que já se previa acompanhar uma GRB de curta duração. A kilonova é a prova concreta de que as GRBs curtas são desencadeadas pela fusão de dois pequenos objectos estelares extremamente densos, como um par de estrelas de neutrões ou uma estrela de neutrões e um buraco negro.