A Escola Secundária da Cidadela no projecto Comenius: In Orbit With Europe!

2013-08-28

As várias visitas realizadas às escolas parceiras. De cima para baixo: Portugal, Polónia, Irlanda, Reino Unido e França. Crédito: NUCLIO.
Nos últimos três anos, a Escola Secundária da Cidadela, de Cascais, participou, por intermédio do NUCLIO, no projecto In Orbit With Europe!. Este projecto sobre asteróides
, de parcerias multilaterais com escolas da França, Polónia, Irlanda e duas escolas do Reino Unido, esteve integrado no Programa Comenius e deu aos alunos a oportunidade de se sentirem na pele de verdadeiros cientistas.

A motivação para a entrada dos alunos da Escola da Cidadela neste projecto deveu-se à sua participação, desde 2007, em campanhas de pesquisa de asteróides, promovidas pelo IASC (International Astronomical Search Collaboration), por iniciativa da professora Leonor Cabral, que trouxe para Portugal esta colaboração. Com efeito, esta foi a primeira escola portuguesa a participar nestas campanhas (internacionais, Pan-STARRS e All-Portugal) e ao longo dos últimos seis anos obteve inúmeros resultados: observações de asteróides já conhecidos (para colaborar no aperfeiçoamento das trajectórias), confirmações de NEOs (segundas observações de asteróides) e, em especial, descobertas de novos asteróides. É de salientar que a primeira descoberta de um novo asteróide efectuada por escolas portuguesas foi conseguida, em 2009, pelo aluno da Escola da Cidadela Salvador Bruschy, que descobriu o asteróide 2009 HA65.

No projecto In Orbit With Europe!, estudantes de diferentes escolas e países trabalharam em equipa e partilharam os seus resultados, quer à distância (via e-mail, vídeo-conferência, sessões de telescópio, facebook, etc.), quer directamente, em alguns encontros realizados. Assim, os participantes puderam:

• Utilizar telescópios robóticos:

- Telescópio Faulkes Norte e Sul

- INO (Ironwood North Observatory)

• Utilizar as TIC (Skype, internet, etc.) durante as observações de asteróides efectuadas conjuntamente.

• Determinar velocidades, curvas de luz para verificar eclipses
eclipse
Um eclipse é uma ocultação total ou parcial de um corpo celeste, quando outro corpo passa entre este e o observador.
de asteróides pelos seus satélites ou inferir a sua rotação, distâncias à Terra pela paralaxe
paralaxe
A paralaxe é a mudança aparente da posição de um objecto observado, causada por uma mudança da posição do observador

• Investigar características dos asteróides, como, por exemplo, a sua composição química.

• Divulgar o trabalho através de posters, quizzes e jogos de computador construídos pelos alunos.

• Elaborar um conto de ficção científica e ilustrá-lo.

As diferentes deslocações internacionais que os alunos fizeram às escolas parceiras do projecto foram financiadas pelo PROALV (Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida). O financiamento permitiu a partilha de experiências a nível científico, cultural, social e linguístico o que contribuiu para desenvolver nos jovens o sentido de cidadania europeia.

A experiência de participar neste projecto foi muito enriquecedora para os alunos das várias escolas secundárias, que assim puderam saber como um cientista trabalha e pôr em prática o método científico. A motivação para seguirem carreiras na área das ciências foi muito incentivada.

Este projecto foi apresentado e divulgado, em todas as suas vertentes, pelos alunos portugueses envolvidos (alunos da Escola Secundária da Cidadela), na FESTA DAS ESTRELAS, promovida anualmente pelo NUCLIO e que este ano teve lugar a 29 de Junho.

Links relacionados:
In Orbit With Europe!: http://grudziadz.planetarium.pl/comenius/?
IASC: http://iasc.hsutx.edu/