Festa das estrelas e uma visita muito especial: o Prof. Patrick Miller
2012-06-26
Para comemorar o final de mais um bem sucedido ano lectivo, o NUCLIO traz a Portugal, no dia 30 de Junho de 2012, o Prof. Patrick Miller, coordenador mundial do programa de procura de asteroides IASC (International Astronomical Search Collaboration) da Universidade Hardin-Simmons do Texas. No mesmo dia, a Festa das Estrelas irá marcar o momento alto das comemorações, com a homenagens aos pequenos cientistas e seus professores que só neste ano lectivo descobriram mais de 10 asteróides.
Mais...
Mais...
Foi assim, a Noite das Estrelas em Cascais
2012-06-25
Decorreu com sucesso a segunda edição da Noite das Estrelas em Cascais, a 23 de Junho, no âmbito da Semana da Juventude. O evento começou à tarde e prolongou-se pela noite dentro. Houve telescópios para a observação do Sol e do céu nocturno, Oficinas de Astronomia e muitas outras actividades. Ao longo da tarde e noite mais de 1000 pessoas experimentaram olhar por um telescópio ou construir um relógio de Sol. Veja algumas das imagens do evento.
Mais...
Mais...
A maioria dos quasares vive de pouco alimento
2012-06-20
Um estudo realizado graças ao Hubble e ao Spitzer desvendou que a maioria dos quasares são mais fracos do que os gigantescos objectos brilhantes que têm sido observados e que resultam da colisão de galáxias. Os quasares mais comuns prosperam em galáxias espirais de aparência normal e são sustentados por buracos negros que petiscam pequenas rações de gás ou material estelar ou que engolem pequenos corpos.
Mais...
Mais...
Os primeiros objectos do Universo queimaram violentamente combustível cósmico
2012-06-08
O Spitzer pode ter detectado com a melhor precisão de sempre o brilho ténue e irregular emitido pelos primeiros objectos do Universo, captando evidências do que parece ser o padrão colectivo da sua radiação infravermelha. Estes objectos, que poderão ter sido estrelas de grande massa ou buracos negros vorazes, existiram em grande quantidade e queimaram violentamente combustível cósmico.
Mais...
Mais...
Último Trânsito de Vénus do Século 5-6 de Junho
2012-06-04
Nos dias 5 ou 6 de Junho, dependendo do local da Terra onde se encontra, vai ocorrer um Trânsito de Vénus, um fenómeno raro que só voltará a acontecer no dia 11 de Dezembro de 2117!
Quando um planeta passa directamente entre a Terra e o Sol, podemos ver o planeta como um pequeno ponto escuro a deslizar sobre a superfície do Sol. Como podem depreender da descrição só podemos ver a partir da Terra, trânsitos de Vénus e de Mercúrio.
Os trânsitos de Vénus ocorrem em pares separados por 8 anos, seguidos de um intervalo de mais de um século. Os últimos trânsitos aconteceram em 1761, 1769, 1874, 1882 e a 8 de Junho de 2004. Esta será a última oportunidade deste século, e a última oportunidade para a esmagadora maioria dos seres humanos vivos actualmente, de presenciar um trânsito de Vénus.
Pode ver o trânsito do local onde se encontra? Verifique no mapa.
Mais...
Mais...