Último Trânsito de Vénus do Século 5-6 de Junho

2012-06-04

Mapa de visibilidade do Trânsito de Vénus 2012. Créditos: AWB / NUCLIO.
Nos dias 5 ou 6 de Junho, dependendo do local da Terra onde se encontra, vai ocorrer um Trânsito de Vénus
Vénus
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Em termos de dimensões e massa é muito semelhante à Terra. A sua caracteristica mais marcante é possuir uma atmosfera de CO2 muito densa e um efeito de estufa muito intenso.
, um fenómeno raro que só voltará a acontecer no dia 11 de Dezembro de 2117!

Quando um planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
passa directamente entre a Terra e o Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
, podemos ver o planeta como um pequeno ponto escuro a deslizar sobre a superfície do Sol. Como podem depreender da descrição só podemos ver a partir da Terra, trânsitos
trânsito
Designa-se por trânsito a passagem de um objecto astronómico à frente do disco de um objecto maior e mais longínquo. Por exemplo, o trânsito de Vénus diante do Sol.
de Vénus e de Mercúrio
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
.

Os trânsitos de Vénus ocorrem em pares separados por 8 anos, seguidos de um intervalo de mais de um século. Os últimos trânsitos aconteceram em 1761, 1769, 1874, 1882 e a 8 de Junho de 2004. Esta será a última oportunidade deste século, e a última oportunidade para a esmagadora maioria dos seres humanos vivos actualmente, de presenciar um trânsito de Vénus.

Pode ver o trânsito do local onde se encontra? Verifique no mapa.

Pode também verificar as horas de inicio e fim do trânsito através do página:
http://transitofvenus.nl/wp/where-when/local-transit-times/

Mesmo se se encontrar numa área onde não é possível observar o trânsito ao vivo, pode sempre recorrer à internet e observar através de uma das muitas transmissões ao vivo do evento. Por exemplo:

http://www.astronomerswithoutborders.org/projects/transit-of-venus.html
http://www.bareket-astro.com/live-astronomical-web-cast/live-free-venus-transit-webcast-6-june-2012.html
http://www.rssd.esa.int/index.php?project=VENUSEXPRESS&page=venus_transit