Composição química dos enxames abertos conta a evolução da nossa Galáxia
2007-03-23
A evolução química da Via Láctea pode estar contida nos enxames abertos que povoam o disco da nossa Galáxia. As idades dos enxames abertos cobrem um intervalo que vai desde apenas alguns milhões de anos até uma dezena de milhar de milhões de anos. Uma equipa de astrónomos estudou detalhadamente a composição química de estrelas gigantes de três enxames abertos de diferentes idades e concluiu que cada enxame apresenta um elevado grau de homogeneidade na composição química das suas estrelas e uma assinatura química muito forte, dependente da idade. O alargamento a uma amostra mais numerosa de enxames poderá levar a conclusões sobre a História da nossa Galáxia
Mais...
Mais...
Sonda Hinode revela pormenores do Sol
2007-03-23
Imagens obtidas pela sonda Hinode, uma colaboração da Agência Espacial Japonesa, NASA, ESA e PPARC, revelam pormenores incríveis da atmosfera solar. A capacidade da sonda observar com três instrumentos que trabalham em diferentes comprimentos de onda possibilita o estudo do campo magnético e a sua influência ao longo da atmosfera, desde a região da "superfície" do Sol até às camadas mais externas da atmosfera solar. A Hinode revela a presença de processos de turbulência que trazem os campos magnéticos à superfície do Sol e que dão origem a uma cromosfera extremamente dinâmica.
Mais...
Mais...
A influência da luz solar na rotação dos asteróides
2007-03-16
Pela primeira vez, mediu-se o aumento da velocidade de rotação de um asteróide, confirmando a teoria do efeito Yarkovsky-O'Keefe-Radzievskii-Paddack (YORP). Através de uma campanha de observação no óptico e no rádio, com diferentes telescópios situados em diversos locais, durante 4 anos, uma equipa de astrónomos determinou que o período de rotação do asteróide 2000 PH5 diminui 1 milissegundo cada ano, como consequência do aquecimento da superfície do asteróide pelo Sol - efeito YORP. Este efeito, ao longo de milhões de anos, pode alterar significativamente a velocidade dos pequenos corpos do Sistema Solar.
Mais...
Mais...
Eclipse total da Lua na noite de 3 de Março!
2007-03-02
O primeiro eclipse total da Lua desde 2004 ocorrerá este fim-de-semana. A entrada na penumbra será pelas 20h16 de Sábado (3 de Março) e a saída da penumbra pelas 2h25 (4 de Março). A totalidade do eclipse terá início às 22h43 e durará pouco mais de uma hora. Para observar o eclipse, basta olhar para a Lua, não sendo necessários cuidados extras. Contudo, observar o eclipse por binóculos ou telescópios é um espectáculo mais emocionante. Poderá fazê-lo, por exemplo, em S. Pedro do Estoril (no Centro de Interpretação ambiental da Ponta do Sal), acompanhado pelo NUCLIO, ou no Instituto Geográfico do Exército, acompanhado pelo CA2000.
OBSERVE online !!!>
Mais...
Mais...
online !!!>"> online !!!>"> online !!!>"> online !!!>">