Introdução

Créditos: ESA
A SMART-1, com lançamento previsto para Setembro de 2003, será a primeira missão da Agência Espacial Europeia (ESA) a visitar a Lua. Este lançamento insere-se num conjunto de missões de baixo custo, SMART (Small Missions for Advanced Research in Technology - Pequenas Missões para a Investigação Avançada em Tecnologia), cujo objectivo primordial é testar novas tecnologias para futura utilização em missões espaciais. No caso da SMART-1 o objectivo primário será testar e validar um motor de propulsão eléctrica, para missões interplanetárias. Adicionalmente serão testadas novas tecnologias para sondas e instrumentos.

A bordo serão colocados diversos instrumentos científicos. Uns com objectivo de estudar o desempenho do motor e outros dedicados à aquisição de dados científicos, em especial da Lua. Depois das missões americanas Lunar Prospector e Clementine terem encontrado indícios de água na Lua, a SMART-1 terá também como incumbência comprovar essa possibilidade.

Os instrumentos científicos relacionados com a investigação lunar serão uma câmara de alta resolução (AMIE), com a qual será possível obter imagens com uma resolução nunca antes conseguida partir de uma nave em órbita lunar. A SMART-1 contará também com um espectrómetro de infravermelho (SIR), para análise de compostos da superfície lunar, entre eles a água. A sonda possuirá também um inovador espectrómetro de raio-X (DCIXS) com o objectivo de fazer uma análise dos elementos da superfície lunar.

A missão está dividida em duas fases principais. A primeira com a duração de cerca de 15 meses, compreende a viagem da Terra à Lua e será utilizada maioritariamente para analisar o desempenho do motor. No entanto, sempre que este esteja desligado os instrumentos científicos poderão ser usados para obter novos dados de estrelas e galáxias, entre outros. A segunda fase, onde se procederá à recolha de dados científicos, terá lugar na órbita lunar com uma duração de seis meses, com uma possível extensão de mais seis meses, caso o combustível o permita e seja assegurada a qualidade dos dados científicos a recolher.

Autoria:   Miguel Almeida
malmeida@rssd.esa.int

Formado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, está na Agência Espacial Europeia (ESA) desde Setembro de 2000, ligado ao projecto SMART-1. Desenvolve o seu trabalho inserido no departamento de Investigação e Suporte Cientifico (RSSD), que procura orientar cientificamente a ESA. Este departamento suporta também as missões em curso e passadas, e apresenta estudos para missões futuras. No âmbito da SMART-1, mas dentro de uma visão global do RSSD, trabalha no desenvolvimento de ferramentas informáticas relacionadas com a optimização de operações científicas em missões planetárias. Paralelamente, com a ajuda desse software, desenvolve estudos com vista à utilização da instrumentação a bordo da sonda. Também ligado ao projecto SMART-1, trabalha na calibração das imagens da câmara de alta resolução, AMIE (Advanced Moon microImager Experiment), que viajará a bordo desta sonda espacial.

Links