Global Hands on Universe


Pano de fundo

Alguns colegas suecos iniciaram o Global HOU (GHOU). Essa oportunidade surgiu no início dos anos 90, devido à colaboração entre os cientistas suecos da Universidade de Estocolmo e a Universidade de Berkeley que levaram para a Suécia as novidades sobre o projecto HOU. Bo-Goroeran Peterson, um administrador do Departamento de Física , Jan Engstedt, um professor sueco que já tinha ouvido falar do HOU e Christer Nilson, outro professor, queriam levar o projecto para a Suécia. Foi assim que HOU nasceu na Suécia, e alguns professores foram treinados. Jan e Christer continuaram a treinar professores. Nessa altura, antes dos subsídios da NSF para o treino de professores, rapidamente treinámos mais professores na Suécia do que em qualquer outro país, incluindo os Estados Unidos.

Nessa altura, quando o HOU parecia ir tão bem na Suécia, Jan Engstedt teve outra ideia – Que tal promover um encontro Global em Estocolmo na Suécia, com professores dos Estados Unidos, Suécia, Japão e outros professores europeus, para partilhar ideias e estratégias na forma de ensinar, recolher dados e como espalhar a ideia do HOU. Assim no verão de 1996 realizou-se o 1º Workshop Global HOU em Estocolmo e nascia a ideia “Global Hands on Universe”. O workshop foi pequeno, com cerca de 30 professores, cientistas e outros educadores, presentes.

Global HOU WorkshopAnoNº participantesComentários
Estocolmo, Suécia1996301º workshop GHOU
Misato, Japão?-Fortalecimento do HOU no Japão
Sidney, Austrália1999-Procura de local para telescópio HOU
Munique, Alemanha2000-Decorreu no Deutsches Museum
Berkeley, Califórnia2001-Workshop pequena para manter coerência do GHOU
Paris, França2002-Renascimento do GHOU, bem organizado e participado, com fundos suficientes
São Petersburgo, Rússia200450Decorreu no histórico Observatório de Pulkovo. Alguns problemas logísticos, mas valeu a pena para promover o HOU na Rússia
Beijing, China200560Grande dinamismo do GHOU na China depois deste workshop. GHOU forte na China actualmente.
St. Michel, França200660Representação forte do EU-HOU e outras organizações HOU. Participação de novos parceiros (LCOGT, etc.) e novo papel para o GHOU.
























País GHOUAno de entradaNº professores treinados até à dataPlanos correntes
Suécia1996100Participação no EU-HOU. Desenvolvimento da utilização em tempo real do rádio telescópio e de experiências na área da rádio-astronomia.
E.U.A.1996700Esperando o ressurgimento de iniciativas para o treino de professores.
Japão1996150Tentativa de incluir HOU no currículo japonês.
Rússia199830Fortalecimento das infra-estruturas no Observatório de Pulkovo. Desenvolvimento de recursos russos e professores piloto.
França200040Todos os recursos já existem, currículo, software e actividades. É possível um crescimento moderado.
Alemanha200090Difícil a integração no processo alemão de treino de professores, mas à medida que novos recursos e evidências de sucesso forem surgindo deverá tornar-se mais fácil.
Polónia200390Projecto cresceu devido aos esforços de um cientista, Lech Manchiewicz.
China2004Tem um Workshop planeado para Julho de 2007Interesse em usar o HOU como modelo para um programa de ensino à distância em muitas escolas.
Paquistão2004Aderiu através do Workshop GHOU em São Petersburgo.Está a construir uma pequena rede de telescópios.
Irlanda do Norte2004Aderiu através do Workshop GHOU em São Petersburgo.Integração do GHOU nos currículos nacionais de astronomia.
Portugal2005Aderiu através do EU-HOU.Grande expansão planeada.
Quénia2006Aderiu através do Workshop GHOU na Provença.Ínicio do projecto em algumas escolas em Nairobi.


































Pontos positivos do GHOU

O projecto Global Hands on Universe procura promover a educação dos jovens de todos os países do mundo. O projecto procura ajudar os jovens e professores na aprendizagem das ciências utilizando computadores, telescópios e dados astronómicos reais.

O projecto GHOU procura:
  • Desenvolver um sistema internacional de educação em astronomia que desenvolve e partilha:
    • Currículo e actividades
    • Actividades “Hands-on”
    • Instrumentos simples de alta tecnologia, como astronomia com webcams
    • Métodos de treino de professores
    • Integração de astronomia “a sério” nos currículo dos vários países
    • Software de processamento de dados e imagens
    • Telescópios e redes de telescópios
    • Bases de dados e arquivo de imagens, espectros e outros dados astronómicos
    • A sabedoria e força de professores, cientistas e outros educadores, trabalhando em conjunto para o bem comum dos jovens
    • Técnicas de investigação cientifica para uma variedade de níveis de ensino
  • Desenvolver um sistema internacional de educação em astronomia que promove nos jovens e professores:
    • A colaboração cientifica através de nações e salas de aula
    • A aprendizagem baseada na pesquisa e na análise critica de evidências
    • O envolvimento dos jovens a um nível respeitando a seu nível de desenvolvimento
Planos de crescimento do GHOU

Congregando os parceiros e materiais já desenvolvidos

É possível realizar muitas coisas com os recursos já existentes, mas existe também espaço para aprefeicoamentos e desenvolvimento dos materiais já existentes. Por exemplo, um impressionante número de parceiros e recursos está a congregar-se, graças a grandes contribuições de um número de grupos diferentes. As contribuições incluem o software (SalsaJ), actividades (E.U.A. e EU-HOU), redes de telescópios (LCOGT – Las Cumbres Observatory Global Telescope Network – que não é parte do GHOU, mas é uma organização que colabora com o projecto), o Sloan Digital Sky Survey e um número de outras bases de dados astronómicas, várias outra redes de telescópios (incluindo a rede do US-HOU, MONET, etc.). Todas estas organizações comprometerma-se a trabalhar em conjunto com estudantes de todo o mundo. Mas alguns destes materiais, páginas de internet, sistemas de acesso, sistemas de partilha e agendamento, não estão suficientemente maduros nem preparados para uma distribuição mundial. Portanto é necessário desenvolver esforços no desenvolvimento destas ferramentas e materiais de forma a torná-las mais robustas, amigas do utilizador e realmente uteis para uma utilização educativa.

Os parceiros deste projecto são impressionantes, mas é necessário promover wokshops de treino de professores em todos os países, promover a introdução da astronomia nos curriculos nacionais e/ou locais, e providenciar respostas e apoio para os parceiros, novos e antigos. Por exemplo, o GHOU no Quénia está prestes a dar ínicio a um programa piloto. Isto implica a realização de um workshop de treino, providenciar materiais e apoio de outros parceiros do GHOU. Este é um processo que está a decorrer neste momento e acreditamos que será uma sucesso. De forma semelhante a China é um parceiro muito empenhado e capaz com um apoio crescente para o desenvolvimento de um programa GHOU alargado. Portanto os parceiros GHOU no resto do mundo devem apoiar este processo, pois o número de estudantes envolvido que pode ser favorávelmente motivado é muito grande. Na realidade está já na fase de planeamento um workshop de treino de professores na China.

Centros Global HOU

Está a tornar-se claro que a gestão dos materiais, a utilização dos dados astronómicos, currículos e actividades, o treino de professores, etc., é um trabalho imenso, com um impacto enorme, se efectuado de forma correcta. Acreditamos que uma rede de Centros Regionais GHOU é necessária. Estes centros poderiam, por exemplo, providenciar o desenvolvimento de materiais de treino e software, um pouco como o que sucedeu com o projecto EU-HOU, e o desenvolvimento do software SalsaJ. disponibilizado para todo o mundo. Cada centro seria responsável pelo treino dos professores no continente respectivo e ajudaria no desenvolvimento do projecto GHOU nas nações do continente. Nesta visão caberiam a criação de centros na Europa, Ásia, Américas do Norte e Sul e África. Estes centros poderiam ser a base de um dos mais poderosos sistemas educativos do mundo.

Recursos extremamente atractivos em muitas situações

A aprendizagem e inspiração podem acontecer em muitas situações e de formas diferentes. O GHOU pretende ir ao encontro da sua audiência, jovens e adultos, providenciando materiais que funcionem para eles. Por exemplo, pretendemos adaptar as experiências aos curriculos nacionais e vice-versa. Pretendemos desenvolver um sistema de jogo, “para depois das aulas”, que permita ao GHOU penetrar, de alguma forma, no mundo dos jogos. Pretendemos desenvolver actividades que sejam interessantes e motivantes e possam ser utilizadas fora da escola. Pretendemos que os jovens e os seus pais possam utilizar o GHOU nas suas casas.

Ideias, planos e alguns passos iniciais de tudo o que foi descrito estão em desenvolvimento. Mas é necessário ainda muito esforço para colocar este processo em movimento até ao ponto em que poderá andar pelo seu próprio pé. Mas declarar as nossas intenções e caminhar na sua direcção é um primeiro passo essencial para a sua concretização.