Hands-on-Universe na Europa



Logotipo do projecto European Hands on Universe.
A falta de interesse pelas ciências, em particular matemática e física, é presentemente observada no mundo ocidental, incluindo na maioria dos países Europeus.

Muito preocupante para o futuro das nossas sociedades modernas, esta complexa situação não pode ser invertida com uma única resposta. Contudo, parece que a renovação do ensino das ciências poderia ter uma grande contribuição no aumento do interesse pelas disciplinas científicas nas universidades. Trazer a emoção da descoberta científica até a classe de aula é da maior importância para uma economia sustentável, que requer um número crítico de cientistas e engenheiros. Além disso, a nossa sociedade deve manter a ciência no coração, ou então regressará ao barbarismo. O grande desafio é indubitavelmente promover um reacender do interesse pelas ciências pela promoção da aprendizagem do método científico de forma que os alunos sintam que a aprendizagem pode ser uma fonte de prazer.

Esta é a filosofia dos oito parceiros (França, Grécia, Itália, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido) que se juntaram sob a liderança da Universidade Francesa Pierre e Marie Curie em Paris. O objectivo mais ambicioso é atingido através da astronomia, uma já conhecida fonte de motivação para a aprendizagem da ciência e a tecnologia e através da utilização das novas tecnologias nas escolas secundárias e do 3º ciclo (telescópios ópticos e de rádio operados remotamente pela internet, sistemas de webcams, softwares didácticos...)


Sessão de treino de professores EU-HOU no Instituto Geográfico do Exército, em Portugal.
Alguns destes parceiros estavam já ligados com o projecto Hands-on-Universe, permitindo assim beneficiarmos das experiências internacionais e favorecendo a troca de experiências. Contudo, a necessidade de atacar esse problema crucial no sistema educacional europeu e para fortalecer a colaboração entre escolas e universidades europeias, levou-nos a lançar um projecto europeu (EU-HOU - European Hands-on-Universe, Bringing frontline interactive astronomy to the classroom ). Baseado em dados astronómicos reais e a experiência de cientistas, EU-HOU está a desenvolver recursos pedagógicos transdisciplinares a ser utilizados pelos professores na sala de aula.

O projecto foi submetido à Comunidade Europeia e 2004, aceite como um acção MINERVA (dentro do programa SOCRATES), recebendo cerca de 380 000 Euros (44% do budget total, tendo o resto sido de responsabilidade dos diferentes parceiros) durante 2 anos que finalizaram em 30 de Setembro de 2006.

De forma a respeitar a filosofia descrita acima, o objectivo geral do projecto foi o de identificar, juntar, organizar e produzir recursos pedagógicos a serem usados nas salas de aulas europeias. Esta iniciativa atingiu os seguintes objectivos:

  • Produção continua de recursos pedagógicos inovadores: dados astronómicos, exercícios, suportes multimédia. Estes recursos são transdisciplinares na sua essência (astronomia, física, matemática, história, línguas...), e estão disponíveis em Inglês. A maioria está traduzida nos diferentes idiomas nacionais dos países participantes, adaptados ao curriculum nacional e testados por professores / educadores.
  • Produção de um software didáctico de fácil utilização, em Java – SALSA J – para a manipulação e análise de imagens na sala de aula, disponível para download gratuitamente.
  • Utilização pedagógica dos Telescópios Faulkes, de 2m localizados no Hawai e Austrália, operados remotamente pela Internet. Pela sua localização as imagens nocturnas são obtidas na Europa enquanto ainda é dia, ou seja, no período lectivo da maior parte das escolas participantes do programa.
  • Desenvolvimento de uma antena de rádio com 2,3 m (no Observatório de Onsala) operada remotamente pela Internet, mesmo quando há mau tempo, para observação da transição de 21cm do Hidrogénio da Via Láctea. Uso pedagógico do telescópio de 7m de Jordrell Bank.
  • Produção de um instrumento de observação (webcam) para utilização directa pelos alunos ou com uma lente ou conectada a um pequeno telescópio. Com sugestões de utilização para o ensino de Astronomia, Física, Matemática, distribuídas inicialmente para 20 escolas em cada país.
  • Criação de uma rede Europeia de investigadores e professores na promoção de uma educação de base científica e tecnológica. Espera-se criar uma engrenagem do sistema educativo ao mundo da investigação a nível nacional e Europeu.
  • Um website específico oferecendo um acesso multilingue (www.euhou.net) a todos os recurso do EU-HOU, juntamente com alternativas de comunicação entre utilizadores e promotores do projecto.
  • Divulgação através de workshops e sessões de treino de professores. Foram já realizadas 3 sessões (na Polónia, França e Itália) juntando cerca de 100 professores europeus, que esperamos agora ser os promotores nos seus respectivos países.


Esperamos poder assim responder ao desejo de professores que pretendem introduzir nas suas salas de aula uma forma inovadora de ensino das ciências, de forma a estimular os alunos. Estamos confiantes na expansão do EU-HOU e na sua diversificação para outras áreas como a Biologia (“Hands-on-life”), geologia e cidadania (“Hands-on-Earth”).