Mercúrio

Composição de imagens tiradas pela Mariner 10. Apenas se conhece cerca de 45% da superfície de Mercúrio apesar da sua proximidade com a Terra. Crédito: NASA.
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e, se excluirmos Plutão, também o mais pequeno de todos os do Sistema Solar. Tal como Vénus não possui nenhum satélite. Embora esteja sensivelmente à mesma distância da Terra que Marte, apenas foi visitado por uma sonda até hoje, a Mariner 10, nos já longínquos anos de 1974 e 75. Devido à sua proximidade com o astro rei, é igualmente bastante difícil de ser observado a partir da Terra, pelo que ainda hoje se ignora muito a seu respeito.

Procurando colmatar esta deficiência, duas novas missões estão previstas para breve, Bepi-Colombo (ESA) e Messenger (NASA), com lançamento agendado para 2004 e com chegada em 2009. Estas novas missões vão fornecer muito mais informação do que aquela que dispomos hoje e, se tudo correr bem, tudo o que agora aqui escrevemos estará totalmente desactualizado dentro de uma década. Esperemos que sim, para bem do conhecimento científico!

Os tópicos que serão abordados durante as próximas semanas são os seguintes:



Autoria:
Alexandre Morgado Correia
Investigador do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa