Cosmo-Egiptologia


Ao imaginar aquilo que poderia ter sido a antiga civilização Egípcia, as nossas mentes transportam-nos para um tempo remoto da história Humana, um tempo demasiado longínquo para nos apercebermos do maravilhoso legado daí resultante. Estamos perante o inicio de toda uma concepção ideológica da humanidade há já 5000 anos.

Ao pensarmos "Egipto", vem-nos logo à memória uma imagem redutora de uma pirâmide com os preços de uma viagem de pensão completa ou semi-completa para duas pessoas com direito a passeio de barco pelo Nilo. Mas o Egipto é mais do que um simples postal... para além dessa visão, existe um mundo complexo de crenças que influenciaram todo o conceito científico, existem as fundações da nossa consciência enquanto seres... as bases da nossa ciência, da nossa escrita e da nossa arte.

Viajar pela consciência egípcia, é viajar num mundo repleto de simbolismos, num mundo em que o Sol e o Nilo regentes de toda a existência davam largas a imaginação fértil do homem.

A Astronomia egípcia nasce de toda uma preocupação cosmogónica da continuidade, nasce para dar resposta ao inexplicável, a existência de deuses e de um porquê qualquer... mas sempre com uma consciência crítica e científica.

O Egipto é hoje uma riqueza de saberes para quem procura juntar todas as peças de um puzzle ainda demasiado desconhecido.

Ao longo das próximas semanas vamos apresentar os seguintes temas:


Autoria:

José Pimentão
CAAUL