Abell 1033 - o renascimento de uma Fénix de Rádio

2015-08-27
Foram descobertos sinais do renascimento de uma nuvem de eletrões fraca, que voltou à vida depois de dois enxames de galáxias terem colidido. Esta Fénix de Rádio (assim chamada porque os electrões de alta energia irradiam principalmente em frequências de rádio) encontra-se em Abell 1033, um sistema localizado a cerca de 1,6 mil milhões de anos-luz da Terra.

O coração impetuoso da Via Láctea

2015-08-21
Há uma nova imagem que retrata poderosos remanescentes de estrelas mortas e a sua forte ação sobre o gás circundante, dando-nos uma visão sem precedentes do núcleo energético da Via Láctea. A imagem foi conseguida através da compilação de todas as observações desta região realizadas com o observatório de raios-X XMM-Newton, da ESA, somando no total cerca de mês e meio de exposição.

Portugal vai ter um Centro de Especialização em Língua Portuguesa de Astronomia para o Desenvolvimento

2015-08-15
O OAD - programa de Astronomia para o Desenvolvimento - da União Astronómica Internacional (IAU) anunciou a criação de um Centro de Especialização em Língua Portuguesa, que irá ficar a cargo do Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLIO), em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, em Portugal. O anúncio foi feito a 13 de agosto de 2015, na Assembleia Geral da IAU, em Honolulu, Havai.

Rosetta testemunhou maior aproximação ao Sol do cometa 67P/C-G

2015-08-14
A sonda Rosetta testemunhou a maior aproximação ao Sol do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. O momento preciso do periélio ocorreu às 02:03 GMT de 13 de agosto, quando o cometa passou a 186 milhões de quilómetros do Sol. No último ano, o cometa viajou 750 milhões de quilómetros ao longo da sua órbita em direção ao Sol. A atividade atinge o pico de intensidade na proximidade do periélio e nas semanas que se seguem e é claramente visível nas admiráveis imagens enviadas pela sonda nos últimos meses.

Traçando o percurso de um invulgar grupo de asteroides

2015-08-04
Um novo estudo traçou o percurso de alguns membros da população de asteroides próximos da Terra até à sua origem provável. Essa origem pode ser a família de asteroides escuros de Eufrosina, em órbitas muito inclinadas na cintura exterior de asteroides. O estudo usou dados do telescópio espacial NEOWISE, da NASA, que ganhou uma segunda vida após a sua reativação em 2013.