Abell 1033 - o renascimento de uma Fénix de Rádio

2015-08-27

Abell 1033. Crédito: X-ray: NASA/CXC/Univ. Hamburg/F. de Gasperin et al; Optical: SDSS; Radio: NRAO/VLA.
Os astrónomos descobriram sinais do renascimento de uma nuvem de eletrões já muito fraca que, tal como a mítica Fénix, voltou à vida depois de dois enxames de galáxias
terem colidido. Esta Fénix de Rádio
(assim chamada porque os eletrões de alta energia irradiam principalmente em frequências
de rádio) encontra-se em Abell 1033. O sistema está localizado a cerca de 1,6 mil milhões de anos-luz
da Terra.

Combinando dados do Observatório Chandra
de Raios-X, da NASA
, do Westerbork Synthesis Radio Telescope, na Holanda, do VLA
Very Large Array (VLA)
O VLA é um radiointerferómetro composto por 27 antenas de 25 m de diâmetro, dispostas em três braços (em forma de Y) com 9 antenas cada, localizado no Novo México (EUA). O VLA é operado pelo NRAO (National Radio Astronomy Observatory).
(NSF’s Karl Jansky Very Large Array), e do SDSS
Sloan Digital Sky Survey (SDSS)
O levantamento do céu SDSS é um projecto que tem por objectivo mapear detalhadamente um quarto de todo o céu, determinando posições e magnitudes absolutas de 100 milhões de objectos celestes, e determinando ainda a distância a mais de 1 milhão de galáxias e quasares. Os telescópios que participam neste projecto estão situados no Observatório de Apache Point (EUA). O SDSS é um projecto conjunto de instituições norte-americanas, alemãs e japonesas.
(Sloan Digital Sky Survey), os astrónomos foram capazes de recriar a narrativa científica por detrás da intrigante história cósmica da Fénix de Rádio.

Os enxames de galáxias
são as maiores estruturas do Universo unidas pela gravidade. São compostos por centenas ou mesmo milhares de galáxias individuais, matéria escura
invisível e enormes reservatórios de gás quente que brilham em raios-X
. Perceber como crescem os enxames é crucial para saber de que forma o Universo evolui ao longo do tempo.

Os astrónomos acreditam que o gigantesco buraco negro
que existe perto da região central de Abell 1033 entrou em erupção no passado. Fluxos de eletrões de alta energia preencheram uma região com a extensão de centenas de milhares de anos-luz e produziram uma nuvem brilhante de emissão de rádio. Esta nuvem foi enfraquecendo ao longo de milhões de anos, à medida que os eletrões foram perdendo energia e que a nuvem se foi expandindo.

A Fénix de Rádio surgiu quando um outro enxame de galáxias colidiu com o enxame original, enviando ondas de choque
através do sistema. Estas ondas de choque, semelhantes a estrondos produzidos por jatos supersónicos, atravessaram a nuvem de eletrões adormecida, comprimiram-na e deram nova energia aos eletrões, o que fez com que a nuvem voltasse a brilhar em frequências de rádio.

O retrato deste Fénix de Rádio foi captado numa imagem de vários comprimentos de onda
de Abell 1033. Os dados de raios-X, do Chandra, surgem a rosa e os de rádio, do VLA, a verde. A imagem de fundo mostra as observações óticas do SDSS. O mapa da densidade
das galáxias, feito a partir da análise dos dados óticos, surge a azul.

Os dados do Chandra mostram o gás quente nos enxames, que parece ter sido perturbado durante a mesma colisão que causou o reativar da emissão de rádio no sistema. O pico da emissão de raios-X observa-se a sul (parte inferior) do enxame, talvez porque o núcleo denso de gás a sul esteja a ser removido pelo gás circundante à medida que se move. O enxame a norte pode não ter entrado na colisão com um núcleo denso, ou talvez o seu núcleo tenha sido desfeito de forma significativa durante a fusão
. Do lado esquerdo da imagem, uma galáxia de rádio com cauda de grande ângulo brilha em rádio. Os lobos de plasma
plasma
O plasma é um gás completamente ionizado, em que a temperatura é demasiado elevada para que os átomos existam como tal, sendo composto por electrões e núcleos atómicos livres. É chamado o quarto estado da matéria, para além do sólido, líquido e gasoso.
ejetados pelo gigantesco buraco negro central são encurvados pela interação com o gás do enxame à medida que a galáxia se move através dele.

Os astrónomos acreditam que estão a ver a Fénix de Rádio logo após ter renascido, uma vez que estas fontes desaparecem muito rapidamente quando localizadas perto do centro do enxame, que é o que acontece em Abell 1033. Como a densidade, a pressão e os campos magnéticos
são muito intensos perto da região central de Abell 1033, calcula-se que a Fénix de Rádio dure apenas umas dezenas de milhões de anos.

O artigo que descreve estes resultados foi publicado numa edição recente da revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/photo/2015/a1033/