Estranhas estrias avermelhadas em forma de arco marcam a superfície de Tétis

2015-07-30
Imagens obtidas pela sonda Cassini, da NASA, mostram estranhas e longas estrias avermelhadas sobre a superfície de Tétis, uma das luas de Saturno. As estrias formam arcos que se estendem por longas distâncias através da superfície da lua, seguindo o terreno acidentado, ininterruptamente, através de montes e crateras. A sua origem ainda não é conhecida.
Mais...

Missão Kepler da NASA descobre primo mais velho e maior da Terra

2015-07-23
A Missão Kepler, da NASA, descobriu um primo mais velho e maior da Terra. Kepler-452b é um planeta com um diâmetro 60% maior que o da Terra, e orbita uma estrela como o Sol na zona habitável - uma zona que pode sustentar água líquida e talvez vida.
Mais...

Pulsar perfura disco estelar

2015-07-23
Um pulsar em movimento rápido parece ter perfurado um disco de gás em torno de uma estrela companheira e arremessado para o exterior a alta velocidade um fragmento de disco. O Observatório de Raios-X Chandra, da NASA, está a acompanhar este aglomerado cósmico, que parece estar a ganhar velocidade enquanto se move.
Mais...

Primeiras descobertas da Missão New Horizons da NASA a Plutão

2015-07-16
Montanhas geladas sobre Plutão e uma nova imagem da sua maior lua, Caronte, estão entre as várias descobertas anunciadas esta quarta-feira pela equipa da New Horizons, da NASA, apenas um dia após a maior aproximação da sonda ao planeta anão.
Mais...

Novo modelo dos ciclos solares prevê uma mini idade do gelo dentro de quinze anos

2015-07-13
Segundo os cientistas, haverá uma mini era glacial na década de 2030. Os ciclos solares podem agora ser previstos com uma precisão nunca antes conseguida, graças a um novo modelo que mostra as suas irregularidades. O modelo prevê que a atividade solar diminua 60% de 2030 a 2040 provocando uma mini era do gelo, semelhante à que ocorreu entre 1645 e 1715 e à qual foi dado o nome de Mínimo de Maunder.
Mais...

Dark Skies Rangers em Portugal e Vencedores do Concurso DSR 2015

2015-07-09
Os Dark Skies Rangers portugueses estão de parabéns pela criatividade demonstrada por todos os alunos e professores que participaram nos concursos internacionais e nas atividades organizadas no decorrer do último ano letivo. Jogos, desenhos, participações em congressos, o trabalho desenvolvido pelas escolas portuguesas tem sido pioneiro e exemplar na sensibilização das comunidades para a preservação o nosso céu noturno.
Mais...

Astrónomos descobrem sistema de cinco estrelas com dois binários de eclipse

2015-07-08
Astrónomos da Open University descobriram um raro sistema de cinco estrelas, contendo dois binários de eclipse. O sistema 1SWASP J093010.78+533.859.5 está situado a cerca de 250 anos-luz de distância da Terra na constelação de Ursa Maior e é suficientemente brilhante para ser visível por pequenos telescópios.
Mais...

NuSTAR revela buracos negros supermassivos escondidos no Universo

2015-07-06
Com a ajuda do NuSTAR, uma equipa de cientistas internacionais detectou raios-X de alta energia provenientes de cinco buracos negros cuja observação directa não era possível devido a poeira e gás. Estes são sinais de uma grande população de buracos negros de enorme massa escondida no Universo.
Mais...