Hubble detecta enorme nuvem de hidrogénio a escapar-se de um exoplaneta

2015-06-25
O Hubble detectou uma imensa nuvem de hidrogénio a escapar-se de um planeta que orbita uma estrela próxima. A estrutura enorme, semelhante a um cometa, tem cerca de 50 vezes o tamanho da estrela-mãe. O hidrogénio evapora-se a partir do planeta quente, do tamanho de Neptuno, devido à radiação extrema da estrela.
Mais...

O Ano Internacional da Luz na Ilha do Príncipe

2015-06-23
2015 foi declarado Ano Internacional da Luz, assinalando também os 100 anos da Teoria da Relatividade Geral (TRG) de Albert Einstein. A emblemática Roça Sundy, na ilha do Príncipe, local onde Sir Artur Eddington observou o eclipse solar que permitiu comprovar pela primeira vez a TRG, voltou a ser o palco das já habituais celebrações do dia 29 de Maio, com a participação especial de Rosa Doran.
Mais...

Descoberta da galáxia CR7 revela as primeiras estrelas do Universo

2015-06-17
David Sobral, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) lidera a descoberta da galáxia mais brilhante do Universo primordial, que mostra, pela primeira vez, a presença das primeiras estrelas formadas no Universo.
Mais...

Alunos da Escola Básica nº 3 de Condeixa-a-Nova são verdadeiros Dark Skies Rangers!

2015-06-17
O trabalho na área de Poluição Luminosa desenvolvido pelos alunos da Escola Básica nº 3 de Condeixa-a-Nova: “Dark Skies Rangers: Vem apagar uma luz para acender as estrelas!” venceu a Menção Honrosa no X Congresso Cientistas em Ação, realizado nos dias 16, 17 e 18 de Abril no Centro Ciência Viva de Estremoz.
Mais...

Hubble revela a dança caótica de duas luas de Plutão

2015-06-08
Um novo estudo realizado com dados do Hubble é o primeiro a revelar detalhes fascinantes sobre os padrões orbitais e rotacionais de Plutão e das suas cinco luas conhecidas. O estudo descreve um sistema dominado por Plutão e Caronte, que juntos formam um "planeta binário." Quatro luas mais pequenas - Estige, Nix, Cérbero e Hidra - orbitam este par. Nix e Hidra estão a oscilar numa dança caótica e imprevisível.
Mais...

Identificados 74 exoplanetas com órbitas circulares.

2015-06-02
Cientistas do MIT e da Universidade de Aarhus (Dinamarca) identificaram 74 exoplanetas, a centenas e anos-luz da Terra, que têm órbitas praticamente circulares em torno das estrelas que os hospedam. O novo estudo sugere que as órbitas circulares, semelhantes às dos planetas do Sistema Solar, são a norma em sistemas com planetas tão pequenos como a Terra.
Mais...