Hubble ajuda a descobrir buraco negro gigante dentro de uma das mais pequenas galáxias conhecidas

2014-09-18
Numa descoberta que parecia improvável segundo as teorias de formação de buracos negros de grande massa, os astrónomos descobriram um desses gigantescos objectos, com uma massa cinco vezes superior à do buraco negro central da Via Láctea, dentro de uma pequena galáxia com apenas 300 anos-luz de diâmetro – um diâmetro cerca de 500 vezes inferior ao da nossa galáxia. A descoberta foi feita com as ajudas do Hubble e do Gemini Norte.
Mais...

219 milhões de estrelas: um catálogo detalhado da parte visível da Via Láctea

2014-09-17
Foi lançado um novo catálogo da parte visível da região norte da Via Láctea. Durante um programa de 10 anos a usar o Telescópio Isaac Newton, a equipa, liderada por Geert Barentsen, da Universidade de Hertfordshire, conseguiu resolver e catalogar nada menos do que 219 milhões de estrelas, montando um mapa extremamente detalhado do disco da galáxia que mostra como varia a densidade estelar e que oferece um novo panorama da estrutura deste vasto sistema de estrelas, gás e poeira.
Mais...

Matéria escura interactiva pode explicar o pequeno número de galáxias satélite da Via Láctea

2014-09-09
O pequeno número galáxias satélite da Via Láctea pode dever-se à dispersão de matéria escura. O mistério que tem levado os especialistas a questionar a teoria aceite da matéria escura e fria, que deveria ter permitido a formação de mais galáxias que as que hoje vemos nas nossas vizinhanças, levou à realização de simulações de computador, por uma equipa de astrónomos europeus, descrevendo as etapas da formação da nossa galáxia, e que permitiram verificar que a interação da matéria escura com fotões e neutrinos, pode ser uma solução para o problema.
Mais...