Hubble ajuda a descobrir buraco negro gigante dentro de uma das mais pequenas galáxias conhecidas

2014-09-18

Ilustração de um buraco negro de grande massa, pesando até 21 milhões de sóis, localizado no centro da galáxia ultra densa M60-UCD1. A galáxia anã é tão densa que um visitante imaginário veria no céu mais de um milhão de estrelas. Como nenhuma luz pode escapar do buraco negro, ele surge simplesmente em silhueta contra o fundo estrelado. O campo gravitacional intenso do buraco negro distorce a luz das estrelas de fundo formando imagens em forma de anel junto à margem escura do horizonte de eventos. Crédito: NASA, ESA, and D. Coe and G. Bacon (STScI).
Os astrónomos descobriram um objecto improvável num local improvável: um monstruoso buraco negro
escondido dentro de uma das mais pequenas galáxias
conhecidas.

Embora o buraco negro possua uma massa
cinco vezes superior à do buraco negro no centro da Via Láctea
, está dentro de uma galáxia que alberga 140 milhões de estrelas
num diâmetro de cerca de 300 anos-luz
, apenas 1/500 do diâmetro da nossa galáxia.

A galáxia anã que contém o buraco negro, designada por M60-UCD1, é a galáxia mais densa que se conhece. Se vivêssemos dentro dela, ficaríamos deslumbrados pelo céu nocturno com pelo menos 1 milhão de estrelas visíveis a olho nu (o céu nocturno que se vê a partir da superfície da Terra tem cerca de 4000 estrelas).

A descoberta implica a existência de muitas outras galáxias compactas no Universo contendo buracos negros de grande massa. A observação sugere também que as galáxias anãs podem ser os restos de galáxias maiores, que foram despedaçadas por colisões com outras galáxias - em vez de pequenas ilhas de estrelas nascidas de forma isolada.

"Não estamos a ver outras formas de um buraco negro tão grande poder surgir num objecto tão pequeno", disse o astrónomo Anil Seth, da Universidade de Utah, principal autor de um estudo internacional sobre a galáxia anã publicado na revista Nature.

A sua equipa usou o telescópio espacial Hubble
e o telescópio óptico e infravermelho
de 8 metros, Gemini Norte
Observatório Gemini
O Observatório Gemini é constituído por dois telescópios idênticos de 8,1 metros, um no Observatório de Mauna Kea, no Havai (Gemini Norte) e outro no Cerro Pachón, no Chile (Gemini Sul). As localizações estratégicas dos telescópios providenciam uma cobertura total do céu do Norte e do Sul. O Gemini é um consórcio internacional entre os Estados Unidos da América, o Reino Unido, o Canadá, o Chile, a Austrália, a Argentina e o Brasil, e é operado pela AURA.
, em Mauna Kea, no Havai, para observar M60-UCD1 e medir a massa do buraco negro. As imagens nítidas do Hubble forneceram informações sobre o diâmetro da galáxia e a sua densidade
estelar. A espectroscopia realizada com o Gemini mediu os movimentos estelares resultantes da força do buraco negro. Estes dados foram usados para calcular a massa do buraco negro invisível.

Os buracos negros são objectos ultracompactos que sofreram colapso devido às fortes forças gravitacionais. Essas forças são tão intensas que nem a luz consegue escapar. Acredita-se que existem buracos negros de grande massa - com a massa de pelo menos 1 milhão de estrelas como o Sol
– nas regiões centrais de muitas galáxias.

O buraco negro no centro da Via Láctea tem a massa de 4 milhões de sóis, mas, mesmo sendo tão pesado, tem menos de 0,01 por cento da massa total da Galáxia. Em comparação, o buraco negro gigantesco no centro de M60-UCD1 tem uns impressionantes 15 por cento da massa total da pequena galáxia. Segundo Seth: "Isto é muito surpreendente, dado que a Via Láctea é 500 vezes maior e mais de 1000 vezes mais pesada que a galáxia anã M60-UCD1."

Uma explicação possível é a de M60-UCD1 já ter sido uma grande galáxia, com 10 mil milhões de estrelas, que terá depois passado muito perto do centro de uma galáxia ainda maior, M60, e nesse processo todas as estrelas e a matéria escura
da parte exterior de M60-UCD1 terão sido arrancadas tornando-se parte de M60.

A equipa acredita que M60-UCD1 pode, eventualmente, vir a ser de novo atraída por M60 para se fundir com o seu centro, que tem seu próprio buraco negro monstruoso, pesando uns impressionantes 4,5 mil milhões de massas solares
(mais de 1000 vezes o peso do buraco negro da nossa galáxia). Quando isso acontecer, o buraco negro de M60-UCD1 fundir-se-á com o de M60. As galáxias estão a 50 milhões de anos-luz de distância.

Fonte da notícia: http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2014/41/full/