Que quantidade de luz foi criada no Universo desde o Big Bang?

2013-05-28
Que quantidade de luz foi emitida por todas as galáxias desde o início do Universo? Afinal, quase todos os fotões, desde o ultravioleta ao infravermelho distante, emitidos por todas as galáxias que já existiram ao longo da história cósmica, ainda estão a viajar através do Universo. Se pudermos medir cuidadosamente o número e a energia de todos os fotões - não apenas no momento presente, mas para trás no tempo – poderemos descobrir alguns dos mistérios mais importantes sobre a natureza e evolução do Universo.

Observatório Espacial Herschel descobre mega fusão de galáxias

2013-05-23
Usando informações inicialmente recolhidas pelo Herschel e levando em seguida a investigação mais a fundo através de outros observatórios espaciais e terrestres, os investigadores descobriram mais um dado que faltava para ajudar a compreender a evolução das primeiros galáxias elípticas: a fusão de duas enormes galáxias com violenta formação de estrelas, apanhada no momento em que o Universo tinha 3 mil milhões de anos.

Alunos da Escola Matilde Rosa Araújo de Cascais comunicam com África do Sul

2013-05-21
Alunos da Escola Matilde Rosa Araújo de Cascais comunicaram, em directo, no dia 20 de Maio, com meninos de uma escola na África do Sul. Este acontecimento foi o ponto alto de uma actividade na qual participaram alunos do 4º ano da escola Padre Agostinho da Silva e que decorreu com a colaboração do clube de ciência Casulo e do NUCLIO - que pretende tornar estes momentos cada vez mais frequentes.

Marte é bombardeado por 200 pequenos asteróides e cometas todos os anos

2013-05-16
Uma das vantagens de ter uma nave espacial em órbita em torno de outro planeta durante vários anos é a capacidade de fazer observações e interpretações a longo prazo. O Mars Reconnaissance Orbiter está na órbita de Marte há mais de sete anos, e através do estudo de imagens do tipo antes-depois da câmara HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), os cientistas foram capazes de estimar que o Planeta Vermelho é bombardeado por mais de 200 pequenos asteróides ou pedaços de cometas por ano, formando crateras com pelo menos 3,9 metros de diâmetro.

Hubble descobre estrelas degeneradas poluídas por detritos planetários

2013-05-10
O Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA descobriu os blocos de construção de planetas do tamanho da Terra num lugar improvável - as atmosferas de um par de anãs brancas. Estas estrelas degeneradas estão localizadas a 150 anos-luz da Terra, num enxame de estrelas relativamente jovem, o Hyades, na constelação do Touro. O enxame de estrelas tem apenas 625 milhões anos. As anãs brancas estão a ser poluídas por resíduos de tipo asteróide que caem sobre elas.

NGC 6240: colossal nuvem de gás quente envolve colisão de galáxias

2013-05-01
A imagem de uma enorme nuvem de gás irradiando a mais de 7 milhões de graus Kelvin e envolvendo duas galáxias espirais em fusão foi conseguida combinando dados de raios-X do Chandra (roxo) e dados no óptico do Hubble. Estende-se através de 300 mil anos-luz no espaço e contém a massa de 10 mil milhões de sóis. Como terá surgido esta nuvem? Os investigadores julgam que foi provocada por uma onda de formação de estrelas que poderá ter durado algo como 200 milhões de anos.