Que quantidade de luz foi criada no Universo desde o Big Bang?

2013-05-28

Em cima: Vista de todo o céu pelo Fermi, incluindo apenas fontes com energias superiores a 10 GeV. De algumas dessas fontes o LAT do Fermi detecta apenas um fotão de raios gama a cada quatro meses. Cores mais brilhantes indicam fontes de raios gama mais brilhante. Crédito: NASA/DOE/Fermi LAT Collaboration. Em baixo: Concepção artística de como os raios gama (linhas a tracejado) colidem com fotões EBL, produzindo electrões e positrões. Crédito: Nina McCurdy e Joel R. Primack/UC-HiPACC; Blazar: Quadro de uma animação conceptual de 3C 120 criada por Wolfgang Steffen/UNAM.
Segundo a maioria dos cosmólogos, o Universo iniciou-se numa explosão. Em algum momento, a luz terá surgido. Que quantidade de luz terá o Universo produzido desde que nasceu, há 13,8 mil milhões de anos? À primeira vista, parece uma pergunta difícil.

Ligue uma lâmpada. Desligue-a e os fotões
fotão
O fotão, muitas vezes referido como a partícula de luz, é o quantum do campo electromagnético e é a partícula elementar da radiação electromagnética.
parecem desaparecer. No entanto, podemos encontrá-los no espaço. Também cada partícula de luz emitida por galáxias
e estrelas
ainda está a viajar pelo espaço e é por isso que podemos fazer observações a grandes distancias espaçotemporais com os nossos telescópios.

Um novo artigo publicado no Astrophysical Journal explora a natureza dessa luz extragaláctica
extragaláctico
Em Astrofísica, qualquer domínio de investigação que envolva o estudo de objectos celestes que se encontram para além da nossa própria galáxia é designado por extragaláctico.
de fundo ou EBL (extragalactic background light). Medir a EBL, afirma a equipa, "é tão fundamental em cosmologia como medir a radiação
de calor
deixada pelo Big Bang (a radiação cósmica de fundo) em comprimentos de onda
de rádio
."

Várias sondas da NASA
têm ajudado a chegar a uma resposta, observando o Universo em todos os comprimentos de onda da luz, que vão desde as ondas de rádio aos raios gama
. Embora não consigam chegar à origem do Universo, fornecem dados muito bons para os últimos cinco mil milhões de anos (por coincidência, a idade do Sistema Solar
).

É difícil observar essa ténue luz de fundo contra o brilho
forte de estrelas e galáxias - quase tão difícil como observar a Via Láctea
no centro de Manhattan nos dias de hoje, dizem os astrónomos.

A solução envolve raios gama e blazares, que são enormes buracos negros
no centro de uma galáxia e que lançam jactos de matéria apontados em direcção à Terra. Funcionando quase como lanternas. Estes blazares emitem raios gama, mas nem todos chegam à Terra. Alguns, segundo os astrónomos, colidem com fotões EBL ao longo do caminho.

Quando um fotão de raios gama de alta energia provenientes de um blazar atinge um fotão EBL de muito menor de energia ambos são aniquilados e produzem-se duas partículas diferentes: um electrão
electrão
Partícula elementar pertencente à família dos leptões - partículas sujeitas à interacção nuclear fraca, electromagnética e gravitacional. Os electrões possuem carga eléctrica negativa e encontram-se nos átomos de todos os elementos químicos, orbitando à volta do núcleo atómico, que possui carga eléctrica positiva.
e sua antipartícula
antipartícula
Uma antipartícula é uma partícula elementar com a mesma massa que uma partícula comum, mas com todas as outras propriedades, tais como a carga eléctrica, ou o momento magnético, de sinal oposto. No caso do fotão, a partícula é a sua própria antipartícula.
, um positrão
positrão
O positrão é a antipartícula do electrão.
, que se perdem no espaço.

Além disso, os blazars produzem raios gama com energias ligeiramente diferentes que, por sua vez, colidem com fotões EBL de energias diferentes. Assim, se soubermos que quantidade de raios gama com energias diferentes são interceptados pelos fotões, podemos saber quantos fotões EBL existem no caminho entre nós e os blazars distantes.

Os cientistas acabam assim de anunciar que é possível saber como a EBL variou ao longo do tempo, olhando o mais atrás possível em direcção aos primórdios do Universo, uma espécie de máquina do tempo. E quanto mais longe observarmos o efeito da colisão dos raios gama melhor poderemos mapear as variações da EBL em eras anteriores.

Em termos técnicos, o que os astrónomos fizeram foi o seguinte:

Compararam os resultados de raios gama do Telescópio Espacial de Raios Gama Fermi com a intensidade dos raios-X
medidos por vários observatórios de raios-X, incluindo o Chandra
, o Swift
Swift Gamma-ray Burst Explorer
O observatório espacial Swift é uma missão da NASA em colaboração com outros países, lançada em Novembro de 2004 e com uma duração prevista de 2 anos. O objectivo é estudar as fulgurações de raios gama em vários comprimentos de onda. Para tal, conta com três instrumentos: o Burst Alert Telescope (BAT), que monitoriza o céu em raios gama à procura das fulgurações, o telescópio de raios-X XRT e o telescópio óptico e ultravioleta UVOT.
, o Rossi X-ray Timing Explorer
Rossi X-ray Timing Explorer (RXTE)
O observatório espacial de raios-X RXTE, da NASA, é uma missão que teve início em 1995 e ainda está a decorrer, e tem como objectivo observar, com extrema rapidez, buracos negros, estrelas de neutrões, pulsares de raios-X e fulgurações de raios-X. Uma grande vantagem do RXTE é a sua capacidade de observar alterações que ocorrem no brilho de fontes de raios-X, tanto num milésimo de segundo, como ao longo de anos.
e o XMM-Newton
X-ray Spectroscopy Multi-Mirror Mission (XMM-Newton)
Satélite de raios-X da Agência Espacial Europeia colocado em órbita no dia 10 de Dezembro de 1999, com a ajuda de um foguetão Ariane 5. Este satélite é o segundo de uma série de missões no âmbito do programa espacial europeu de longo termo Horizon 2000.
. Isto permitiu-lhes conhecer o brilho dos blazares em diferentes energias.

produzindo uma chuva de partículas subatómicas, que são por sua vez detectadas através da emissão da chamada radiação de Cherenkov).

Segundo os astrónomos, as medidas conseguidas neste trabalho vão quase tão longe quanto é possível observar no momento.

"Cinco mil milhões de anos atrás é a distância máxima a que somos capazes de observar com a tecnologia actual", afirmou Alberto Dominguez, o principal autor do estudo.

"Claro, existem blazars mais distantes, mas não somos capazes de os detectar, pois os raios gama de alta energia que emitem chegam a nós demasiado atenuados pela EBL, tão enfraquecido que os nossos instrumentos não são suficientemente sensíveis para os detectarem."

Fonte da notícia: http://www.universetoday.com/102403/how-much-light-has-the-universe-created-since-the-big-bang/