Festa das estrelas e uma visita muito especial: o Prof. Patrick Miller

2012-06-26
Para comemorar o final de mais um bem sucedido ano lectivo, o NUCLIO traz a Portugal, no dia 30 de Junho de 2012, o Prof. Patrick Miller, coordenador mundial do programa de procura de asteroides IASC (International Astronomical Search Collaboration) da Universidade Hardin-Simmons do Texas. No mesmo dia, a Festa das Estrelas irá marcar o momento alto das comemorações, com a homenagens aos pequenos cientistas e seus professores que só neste ano lectivo descobriram mais de 10 asteróides.
Mais...

Foi assim, a Noite das Estrelas em Cascais

2012-06-25
Decorreu com sucesso a segunda edição da Noite das Estrelas em Cascais, a 23 de Junho, no âmbito da Semana da Juventude. O evento começou à tarde e prolongou-se pela noite dentro. Houve telescópios para a observação do Sol e do céu nocturno, Oficinas de Astronomia e muitas outras actividades. Ao longo da tarde e noite mais de 1000 pessoas experimentaram olhar por um telescópio ou construir um relógio de Sol. Veja algumas das imagens do evento.
Mais...

A maioria dos quasares vive de pouco alimento

2012-06-20
Um estudo realizado graças ao Hubble e ao Spitzer desvendou que a maioria dos quasares são mais fracos do que os gigantescos objectos brilhantes que têm sido observados e que resultam da colisão de galáxias. Os quasares mais comuns prosperam em galáxias espirais de aparência normal e são sustentados por buracos negros que petiscam pequenas rações de gás ou material estelar ou que engolem pequenos corpos.
Mais...

Os primeiros objectos do Universo queimaram violentamente combustível cósmico

2012-06-08
O Spitzer pode ter detectado com a melhor precisão de sempre o brilho ténue e irregular emitido pelos primeiros objectos do Universo, captando evidências do que parece ser o padrão colectivo da sua radiação infravermelha. Estes objectos, que poderão ter sido estrelas de grande massa ou buracos negros vorazes, existiram em grande quantidade e queimaram violentamente combustível cósmico.
Mais...

Último Trânsito de Vénus do Século 5-6 de Junho

2012-06-04
Nos dias 5 ou 6 de Junho, dependendo do local da Terra onde se encontra, vai ocorrer um Trânsito de Vénus, um fenómeno raro que só voltará a acontecer no dia 11 de Dezembro de 2117! Quando um planeta passa directamente entre a Terra e o Sol, podemos ver o planeta como um pequeno ponto escuro a deslizar sobre a superfície do Sol. Como podem depreender da descrição só podemos ver a partir da Terra, trânsitos de Vénus e de Mercúrio. Os trânsitos de Vénus ocorrem em pares separados por 8 anos, seguidos de um intervalo de mais de um século. Os últimos trânsitos aconteceram em 1761, 1769, 1874, 1882 e a 8 de Junho de 2004. Esta será a última oportunidade deste século, e a última oportunidade para a esmagadora maioria dos seres humanos vivos actualmente, de presenciar um trânsito de Vénus. Pode ver o trânsito do local onde se encontra? Verifique no mapa.
Mais...