Foi assim, a Noite das Estrelas em Cascais

2012-06-25

Fotos do evento Noite das Estrelas em Cascais, a 23 de Junho, no âmbito da Semana da Juventude. Crédito: José Nunes e NUCLIO.
Decorreu com sucesso a segunda edição da Noite das Estrelas em Cascais, a 23 de Junho, no âmbito da Semana da Juventude. Ao longo da tarde e noite mais de 1000 pessoas experimentaram olhar por um telescópio ou construir um relógio de Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
.

Durante uma hora (das 00:00 à 01:00) as luzes da Baia de Cascais estiveram apagadas, uma forma simbólica de alertar a população para os efeitos nocivos da poluição luminosa. Esta iniciativa integrou-se no projecto Dark Skies Rangers em Cascais, apoiado pela Câmara Municipal de Cascais, em que escolas do concelho adoptam ruas, avaliam a eficiência energética e de iluminação das luminárias existentes e fazem um relatório que reflecte as potenciais melhorias que podem ser introduzidas de modo a minimizar o efeito nocivo da má iluminação, quer a nível de dispêndio energético quer a nível dos efeitos nocivos na fauna, flora e saúde humana.

O evento começou à tarde e prolongou-se pela noite dentro. Houve telescópios para a observação do Sol e do céu nocturno, Oficinas de Astronomia e muitas outras actividades.

Ao lado, algumas imagens do evento.