As supernovas terão ajudado na evolução da vida na Terra?

2012-04-26
Uma pesquisa realizada por um físico dinamarquês sugere que a explosão de supernovas perto do sistema solar teve grande influência no desenvolvimento da vida. Observando dados geológicos e astronómicos através de 500 milhões de anos no passado e considerando a proximidade do Sol às supernovas no movimento em torno de nossa Galáxia, descobriu que a variação na frequência de supernovas próximas pode ter modelado as condições de vida na Terra. Quando o Sol e seus planetas visitaram locais de maior formação de estrelas na Via Láctea, onde as supernovas são mais comuns, a vida floresceu.

Missão WISE da NASA caça Blazars no infravermelho

2012-04-17
Abriu a caça a uma classe de buracos negros de grande massa, os blazars. Cientistas da NASA estão a usar dados em infravermelho do WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer) e já descobriram mais de 200 destes super brilhantes objectos quase-estelares, que se encontram entre os mais energéticos de todo o Universo, havendo o potencial de encontrar milhares.

NASA revela o nosso Oceano Perpétuo como um quadro de Van Gogh

2012-04-11
A partir de dados de satélites, a NASA revelou uma simulação das correntes de superfície dos oceanos em todo o mundo, desde Junho de 2005 a Dezembro de 2007. Pode ver-se como as correntes maiores, como a Corrente do Golfo, no Oceano Atlântico, e a de Kuroshio, no Pacífico, transportam águas quentes através de milhares de quilómetros a velocidades superiores a 6 km/h, e ainda, como milhares de outras correntes oceânicas estão confinadas a determinadas regiões e formam vórtices. A visualização faz lembrar o quadro “Starry Night” de Vincent Van Gogh.