John A. Wheeler, o patriarca dos físicos relativistas, morre aos 96 anos

2008-04-21
John Archibald Wheeler (9 de Julho de 1911, 13 de Abril de 2008) foi um físico teórico americano notável. Um dos últimos que conviveu cientificamente com Albert Einstein, tendo procurado prosseguir o seu sonho da construção de uma teoria do campo unificado. Recordemos as suas palavras em 1962: “Are fields and particles foreign entities immersed in geometry, or are they nothing but geometry?” There is nothing in the world except empty curved space. Matter, charge, electromagnetism, and other fields are only manifestations of the bending of space. Physics is geometry.” A forma como conclui esta frase, a física é geometria, é bem um testemunho das ideias que o levaram a envolver-se com Charles Misner e outros colegas num projecto de geometrização da física, que designava por Geometrodinâmica, que se identifica com a visão física de Albert Einstein e da sua teoria da gravitação, a teoria da Relatividade Geral.
Mais...

Jovens Investigadores da Escola Secundária de Alvide à caça de Asteróides

2008-04-18
Ao participar num programa de procura de asteróides, promovido pelo projecto Hands-on Universe e pela Hardin-Simmons University, seis alunos entre os 12 e 13 anos, com ajuda da professora de Ciências Físico Químicas ajudam a determinar a órbita de um asteróide e a confirmar a existência de outro. Os alunos estão excitadíssimos, descreve a orgulhosa professora ao responder humildemente às felicitações pela descoberta.
Mais...

Mais uma evidência da existência de um Buraco Negro no centro da Via Láctea

2008-04-16
Os cientistas acreditam que a maior parte das galáxias, para não dizer todas, albergam na sua região central um Buraco Negro. A nossa galáxia não foge à regra, existem fortes indicações de que na região central da nossa galáxia poderá estar um Buraco Negro com cerca de 4 milhões de vezes a massa no Sol, conhecido como Sagittarius A*.
Mais...

Foram encontradas duas "fábricas de supernovas" na Via Láctea.

2008-04-10
Foi apresentada no passado dia 1 de Abril, no encontro nacional de astronomia RAS, em Belfast, a descoberta de duas "fábricas de supernovas", dois enxames de estrelas supergigantes vermelhas (RSGs - Red Super Giants), localizados na barra galáctica da Via Láctea e extremamente raros de encontrar. De acordo com o Dr. Ben Davies, do Instituto de Tecnologia de Rochester, "as RSGs representam o breve estágio final do ciclo de vida das estrelas de grande massa, antes de explodirem em supernovas. Sendo objectos bastante raros, é formidável conseguir encontrar tantas no mesmo local. Na sua totalidade, os dois enxames encontrados, somam 40 estrelas supergigantes vermelhas, o que representa quase vinte por cento de todas as que se conhecem na Via Láctea. Todas estas estrelas se encontram na fase de poderem tornar-se supernovas."
Mais...

Galáxias antigas em berço escuro

2008-04-03
Astrónomos encontraram fortes evidências de que galáxias que parecem "velhas" embora se encontrem muito distantes, e portanto observamos numa fase em que o Universo era "jovem", residem em enormes nuvens de matéria escura. Possivelmente essas galáxias terão evoluído e são hoje como as galáxias elípticas de maior massa que observamos mais próximas de nós. Os cientistas sabem tratar-se de galáxias antigas pois são ricas em estrelas vermelhas. Como a luz proveniente destas galáxias levou cerca de 10 mil milhões de anos para chegar até a Terra, nós observamos como elas eram num Universo com apenas 4 mil milhões de anos. Os astrónomos utilizaram imagens obtidas com o telescópio UKIRT para estimar a quantidade de matéria escura que deve existir à volta destas galáxias a partir da forma como elas interagem umas com as outras e se agrupam.
Mais...