Galáxias antigas em berço escuro

2008-04-03

As setas indicam as galáxias antigas que se encontram a cerca de 10 mil milhões de anos luz de distância. Cientistas encontraram indícios da existência de grandes quantidades de matéria escura nos halos destas galáxias. Créditos: UKIDSS UDS survey team.
Astrónomos encontraram fortes evidências de que galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
que parecem "velhas" embora se encontrem muito distantes, e portanto observamos numa fase em que o Universo era "jovem", residem em enormes nuvens de matéria escura
matéria escura
A matéria escura é matéria que não emite luz e por isso não pode ser observada directamente, mas cuja existência é inferida pela sua influência gravitacional na matéria luminosa, ou prevista por certas teorias. Por exemplo, os astrónomos acreditam que as regiões mais exteriores das galáxias, incluindo a Via Láctea, têm de possuir matéria escura devido às observações do movimento das estrelas. A Teoria Inflacionária do Universo prevê que o Universo tem uma densidade elevada, o que só pode ser verdade se existir matéria escura. Não se sabe ao certo o que constitui a matéria escura: poderão ser partículas subatómicas, buracos negros, estrelas de muito baixa luminosidade, ou mesmo uma combinação de vários destes ou outros objectos.
. Possivelmente essas galáxias terão evoluído e são hoje como as galáxias elípticas de maior massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
que observamos mais próximas de nós.

Os cientistas sabem tratar-se de galáxias antigas pois são ricas em estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
vermelhas. Como a luz proveniente destas galáxias levou cerca de 10 mil milhões de anos para chegar até a Terra, nós observamos como elas eram num Universo com apenas 4 mil milhões de anos. Os astrónomos utilizaram imagens obtidas com o telescópio UKIRT para estimar a quantidade de matéria escura que deve existir à volta destas galáxias a partir da forma como elas interagem umas com as outras e se agrupam.

Para saber mais:

http://www.ras.org.uk/index.php?option=com_content&task=view&id=1427&Itemid=2