Descobertos enxames globulares "jovens"

2002-06-28
Juntando dados do Telescópio Espacial Hubble (ESA/NASA) e do Very Large Telescope (VLT,ESO), um grupo de astrónomos europeus e americanos identificou um grande número de enxames estelares "jovens" numa galáxia elíptica velha; pela primeira vez, foi possível distinguir vários episódios de formação estelar numa galáxia com cerca de 12 mil milhões de anos.

13 novos planetas extra-solares

2002-06-27
Astrónomos americanos anunciaram a descoberta de 13 novos planetas extra-solares. Neste grupo encontra-se o sistema planetário que mais se "assemelha" ao nosso sistema solar. Esta semelhança reside no facto de existir um planeta com uma massa próxima da de Júpiter e por se encontrar à distância de 5.9 UA (Unidades Astronómicas) da estrela 55 Cancri. Este novo planeta vem elevar para dois o número de planetas conhecidos nesta estrela. Simulações numéricas demonstraram ser possível a existência de órbitas estáveis no sistema, permitindo que se especule sobre a existência de planetas semelhantes à Terra. Se esta hipótese se vier a confirmar, então estaremos na presença de um sistema análogo ao solar.

CBI dá novo ímpeto ao modelo inflacionário

2002-06-26
De um planalto remoto no deserto chileno surgem as imagens mais detalhadas que alguma vez se conseguiram da radiação mais antiga do Universo. As pequenas variações de temperatura associadas à radiação cósmica de fundo conseguidas com o instrumento CBI constituem novos e independentes dados que vêm confirmar teorias controversas acerca da origem da matéria e energia.

Novas pistas sobre a origem do Sistema Solar

2002-06-25
Astrónomos da Universidade de Wesleyan, nos Estados Unidos, anunciaram no passado dia 19 de Junho a descoberta de uma estrela do tipo do nosso Sol, que é eclipsada de uma maneira nunca vista – não por outra estrela, planeta ou lua, mas sim por poeiras, rochas e talvez asteróides que orbitam num disco circumestelar maciço.

Astrónomos descobrem mais 11 luas de Júpiter

2002-06-18
Uma equipa liderada por astrónomos da Universidade do Havai, em Honolulu fez esta descoberta com base em imagens de Dezembro de 2001, complementadas por outras feitas mais recentemente. As órbitas dos objectos foram calculadas por colaboradores do Jet Propulsion Laboratory da NASA, em Pasadena, Califórnia e também do Harvard-Smithsonian Centre for Astrophysics em Cambridge, Massachussets.

HST mostra a região interior da Nebulosa do Cone

2002-06-17
A câmara de infravermelhos próximos NICMOS (Near Infrared Camera and Multi-Object Spectrometer) a bordo do telescópio espacial Hubble, conseguiu penetrar numa região de formação de estrelas da Nebulosa do Cone, revelando um pilar de poeira e gás .

Beleza pelos olhos do Hubble

2002-06-14
Como outras nebulosas planetárias, a Nebulosa da Retina (IC 4406) apresenta uma grande simetria: os lados direito e esquerdo desta imagem do Hubble são quase o espelho um do outro. Se pudéssemos voar em torno de IC 4406 numa nave espacial, veríamos que os gases e poeiras formam um grande donut de material ejectado da estrela moribunda. Quando observado a partir da Terra, vemos este donut de lado; esta perspectiva permite-nos observar os complexos elos de poeiras que foram comparados à retina humana.

Nuvens e tempestades em anãs castanhas

2002-06-07
As anãs castanhas podem ter condições atmosféricas semelhantes às dos planetas. O modelo agora apresentado propõe que estas estrelas falhadas têm atmosferas nublosas e tempestuosas. Este modelo explica o misterioso aumento de brilho que ocorre em curtos períodos da vida das anãs castanhas.

HST encontra um anel dourado no coração de uma galáxia

2002-06-06
Depois de três anos inactiva, a câmara de infravermelhos próximos NICMOS, do telescópio espacial Hubble (HST), volta a funcionar e demonstra que possui capacidades incríveis. Penetrando através do disco da galáxia espiral NGC 4013, que se encontra virada de lado para nós, alcançou a região central e descobriu um anel de estrelas formadas recentemente.

HST mostra o nascimento de estrelas no seio de uma gigantesca colisão galáctica

2002-06-06
Imagens do telescópio espacial Hubble revelam regiões de formação estelar na fonte IRAS 19297-0406, fonte que é composta por quatro galáxias em colisão.

Estrela companheira de um pulsar reduzida ao tamanho de um planeta

2002-06-04
Cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology) encontraram um raro sistema binário. Um sistema onde um pulsar em rápida rotação reduziu a sua companheira a uma estrela com uma massa de aproximadamente 10 vezes a massa de Júpiter. É uma das menores massas já encontradas numa estrela pertencente a um sistema binário.