HST mostra o nascimento de estrelas no seio de uma gigantesca colisão galáctica

2002-06-06

A imagem da IRAS 19297-0406 é uma composição de fotografias a diferentes comprimentos de onda: infravermelho próximo (obtida pela câmara NICMOS) e no óptico/ultravioleta próximo (obtida pela câmara ACS). Crédito: NASA, NICMOS Group (STScI, ESA), & NICMOS Science Team (Universidade do Arizona).
Imagens obtidas pelo telescópio espacial Hubble
revelam regiões de formação estelar no seio de um sistema constituído por 4 galáxias
em colisão, que dista mil milhões de anos-luz
da Terra.

Numa região com um diâmetro de apenas 30 000 anos-luz (o diâmetro da Via Láctea
é de 100 000 anos-luz) encontram-se 4 galáxias em forte interacção. Este complexo sistema é conhecido por IRAS
InfraRed Astronomical Satellite (IRAS)
O IRAS foi o primeiro satélite astronómico de infravermelhos colocado em órbita, em 1984, pela NASA. Este satélite mapeou cerca de 96% de todo o céu em 4 bandas (ou filtros) centradas nos comprimentos de onda de 12, 25, 60 e 100 mícrones.
19297-0406. Esta fonte forma parte da classe de galáxias denominadas por ULIRG ("UltraLuminous InfraRed Galaxies"), objectos que emitem fortemente na banda do infravermelho
. O brilho
no infravermelho de um ULIRG é cerca de 100 vezes superior ao brilho no infravermelho de uma galáxia normal como a Via Láctea. Enormes quantidades de poeira aquecida são responsáveis pela intensa emissão no infravermelho. Esta poeira encontra-se essencialmente concentrada em regiões onde ocorre intensa formação estelar.

Observações da fonte IRAS 19297-0406 obtidas pelo telescópio espacial Hubble indicam que o processo de colisão entre as 4 galáxias tem estimulado a formação de estrelas
a um ritmo muito elevado: cerca de 200 estrelas do tipo do Sol
são formadas por ano (na Via Láctea esse número é de 2 estrelas por ano!). Enormes quantidades de poeira envolvem as regiões de intensa formação estelar, que correspondem às zonas amarelas da imagem, concentradas na região central da fonte IRAS 19297-0406. Mas a colisão entre as 4 galáxias também estimulou a formação estelar em regiões mais afastadas, cuja extensão é de cerca de 20 000 anos-luz relativamente ao sistema central, e corresponde à mancha azul na imagem. Nestas regiões a taxa de formação estelar é menor, e menor é a quantidade de poeira -- como tal, a radiação
na banda do ultravioleta
emitida pelas estrelas consegue escapar da região.

Fonte da Notícia: