Introdução

Crédito: ESA.
Lançada a 17 de Outubro de 2002, a missão INTEGRAL (INTernational Gamma-Ray Astrophysics Laboratory) tem observado desde então alguma da radiação de maior energia emitida pelo Universo, nomeadamente a radiação gama. O estudo dos raios gama está a lançar uma nova luz sobre a constituição dos objectos e dos fenómenos mais exóticos e violentos do Universo, tais como: buracos negros, estrelas de neutrões, explosões de raios gama, núcleos galácticos activos e supernovas. O satélite INTEGRAL tem como principais objectivos científicos o estudo da formação de novos elementos nas estrelas e dos fenómenos mais energéticos que ocorrem no Universo, como as misteriosas explosões de raios gama. Para atingir esses objectivos o INTEGRAL possui um espectrómetro de grande resolução e um telescópio de raios gama. A operação conjunta destes dois instrumentos permite a observação da radiação emitida pelo Universo num intervalo de energias que vai desde os 15 keV até aos 10 MeV. O INTEGRAL possui ainda dois instrumentos auxiliares que efectuam observações simultâneas noutras bandas do espectro electromagnético: um monitor óptico e um monitor de raios X.

Autoria:Rui Miguel Curado da Silva