Objectivos Científicos


O principal objectivo científico do satélite INTEGRAL é o estudo dos processos físicos responsáveis pela produção dos diferentes elementos nas estrelas, os mesmos elementos que constituem o nosso corpo e toda a matéria que nos rodeia. Acontecimentos catastróficos como a explosão de estrelas fornecem energia suficiente para produzir os elementos mais pesados dos quais são formados os planetas e todos os seres vivos. Deste modo o INTEGRAL tem como principal missão detectar a radiação gama emitida por supernovas e por elementos radioactivos recém formados após a morte das estrelas. Por exemplo, após explosão duma supernova, a matéria que "cai" para o corpo de grande densidade que restou da explosão da estrela, produz raios gama à medida que é acelerada em turbilhões de trajectórias espiraladas. Dada a importância destes processos de produção de raios gama, o INTEGRAL tem como principal alvo estudar objectos compactos e muito densos como estrelas de neutrões e buracos negros.

O INTEGRAL poderá ajudar a clarificar o mistério que envolve a produção das explosões de raios gama, que são as maiores explosões observadas no Universo e do qual ainda muito pouco se sabe. Actualmente as explosões de raios gama são um dos fenómenos que despertam maior interesse no meio científico. Existem algumas teorias sobre a sua origem, as mais plausíveis associam estes fenómenos a super-novas ou a hiper-novas, mas as dúvidas ainda são mais do que as certezas. Estas explosões manifestam-se sob a forma de emissões bastante intensas de raios gama, que em primeira análise aparecem ao acaso na esfera celeste, desaparecendo após um curto período de tempo (poderão ser alguns segundos).

A missão INTEGRAL tem outros objectivos científicos, como o de tentar provar a existência e estudar buracos negros gigantescos que se pensa existirem no centro das galáxias.

O telescópio INTEGRAL observará ainda outros tipos de objectos emissores de raios gama como as estrelas de neutrões ou os núcleos galácticos activos.