AVISO

Imagem do Dia

Objecto de Hoag

Ditos

"A minha religião consiste numa humilde admiração pelo espírito superior ilimitado que se revela nos pequenos detalhes que podemos perceber com as nossas frágeis e débeis mentes."

Gira ali, gira acolá, ver até onde dá

2015-11-05
6.Nov.-12.Nov 2015 (Portugal)

Quer se admita, quer não, a vida gira axiomaticamente em torno de nós próprios; cada um por si. Só em segundo plano gira em torno dos filhos, do companheiro, da conta bancária ou do que quer que seja a preferência gravítica emocional adotada.

Na escala seguinte estamos nós em cima da bola rochosa chamada Terra. Mesmo que aparente ser o contrário, a Terra também gira primeiramente sobre si própria. Em segundo lugar, como toda gente sabe, gira em torno do Sol, formando, com os outros planetas o sistema solar. Este, portanto, também gira sobre si próprio, começando pelo próprio sol.

Mas o movimento rotacional e giratório não terminam ai. O sistema solar gira em torno do centro da nossa galáxia, tal como fazem todas as estrelas que podemos ver no céu, pois pertencem todos sem exceção à Via láctea (nome próprio da nossa galáxia). Seguindo a lógica até agora assumida, a galáxia terá de dar voltas em torno de algo e certamente o faz.

A nossa galáxia não está sozinha, mas sim, rodeada de outras galáxias, ao todo pouco mais de 50 são conhecidas. Este conjunto de galáxias dá pelo nome de Grupo local e gira em torno do seu ponto gravitacional comum, o qual se situa algures no meio do nada entre a nossa galáxia e a galáxia vizinha, chamada galáxia de Andrómeda.

A galáxia vizinha de Andrómeda é semelhante a nossa própria galáxia, que provavelmente nunca iremos ver de longe. Aspeto fotográfico com telescópio, binóculo e a olho nu (dimensão exagerada). Crédito: ESO/S. Brunier/GRM

O Grupo local é um aglomerado de galáxias rodeado de outros aglomerados formando ao todo um superaglomerado (termo mais usado entre os poucos profissionais). O “nosso” dá pelo nome de superaglomerado de Coma-Virgem. E como manda a aparente regra do girar sobre si próprio e em segundo lugar rodar em torno de algo, o Grupo local faz a sua rotação com os demais aglomerados, mais ou menos em torno do maior deles, o aglomerado de Virgem. Para explorar os movimentos giratórios das estruturas cósmicas ainda maiores, os astrónomos precisam, porém, meios de observação e medição bem mais avançados para chegar a tais distâncias com a precisão necessária.

Nós, mortais comuns sem telescópios e afins, até onde podemos ver estas coisas que se movem por aí fora?

Para o que se referiu mesmo no início basta um espelho. Quanto à rotação da terra, esta vê-se diariamente através do nascer e ocaso do sol e das estrelas. A translação em torno do sol nota-se apenas ao longo de um ano, o que é demais para a nossa memória e, por isso, requer meios fotográficos. A rotação do sistema solar também não é particularmente evidente, mas a translação dos planetas, ao longo de poucos dias pode ser atualmente acompanhada de madrugada através da alteração das distâncias aparentes entre Vénus, Marte e Júpiter (as luzes mais brilhantes sobre o horizonte leste). Infelizmente a rotação da galáxia é impercetível, pois uma volta demora quase 250 milhões de anos.

Embora não vejamos o movimento, a olho nu podemos ao menos ver a galáxia vizinha Andrómeda. Se tiver um binóculo, este faz milagres para captar uma espreitadela sobre uma outra galáxia.

Como encontrar a galáxia da Andrómeda? Fácil se o céu estrelado e a paisagem forem mesmo bem escuros!

Depois do jantar, saia da casa e procure um local o mais escuro possível. Vire-se para onde tipicamente nasce o sol. Vire-se um bocadinho mais para a esquerda e olhe bem para cima. Procure um asterismo de estrelas que parecem um W enorme. As últimas duas estrelas desse W são o ponto de partida. Estende a linha imaginária entre essas duas estrelas para baixo até encontrar a próxima estrela brilhante. A alguma distância a direita dessa estrela procura outra de brilho semelhante. Agora suba o olhar (binóculo) para cima até a primeira estrela que encontrar (é menos brilhante que as outras até agora). Suba a linha formada entre estas duas estrelas e pela mesma distância (a olho nu não precisa mexer a cabeça) e está a olhar para a galáxia vizinha.

Ao olhar ao binóculo esta parece uma mancha difusa, como uma nuvenzinha transluzente. Para captar a sua estrutura em espiral ou até estrelas dentro da galáxia já é preciso um telescópio equipado com meios fotográficos. A galáxia da Andrómeda é um pouco maior que a nossa própria galáxia e daqui a 5 mil milhões de anos vai fundir-se com a nossa, tornando-se este casal de galáxias a força dominante no Grupo local.