AVISO

Imagem do Dia

NGC 6888 - Nebulosa do Crescente

Ditos

"Se estás a trabalhar em algo novo, então és necessariamente um amador."
- John Wheeler

Um Romance Estelar Condenado

2015-02-21

Créditos: ESO/L. Calçada
Este sábado é Dia dos Namorados e o amor está no ar para casais em todo o mundo ... e em todo o Universo. Esta imagem mostra um par de estrelas que passam dia após dia dançando em torno de si, crescendo lentamente e aproximando-se. Eventualmente irão fundir-se numa única estrela.

Mas a sua história não é tão romântica quanto parece. Daqui a cerca de 700 milhões de anos, quando as estrelas se beijarem, será um beijo tão poderoso, que vai originar uma explosão de supernova! Uma supernova é a morte violenta e explosiva de uma estrela massiva — ou duas neste caso!

O par são duas estrelas anãs brancas, estrelas minúsculas e extremamente densas que restaram de uma estrela como o Sol quando chega ao fim de sua vida útil. O resto da estrela faz um anel de gás cósmico chamado uma nebulosa planetária.

Quando se combinarem estas duas estrelas terão praticamente o dobro do gás do nosso Sol, tornando-as o par de anãs brancas mais massivo até agora encontrado!

A equipa de cientistas que descobriu este enorme par tinha partido inicialmente para a resolução de um problema diferente. Queriam descobrir a razão destes restos estelares não serem anéis, mas formas estranhas. Um dos objetos que estudaram foi a nebulosa da foto. Escondido no coração da nebulosa, os astrónomos acharam o duo condenado.

Mas acabaram por contribuir para a investigação científica, apoiando a teoria de que as estrelas duplas podem originar as formas estranhas de algumas destas nebulosas!

Facto Curioso: As anãs brancas estão entre os objetos mais antigos de Universo, uma vez que são o ponto final do ciclo de vida da maioria das estrelas, incluindo o nosso Sol!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESO