AVISO

Imagem do Dia

NGC 6888 - Nebulosa do Crescente

Ditos

"Para inventar, você precisa de uma boa imaginação e de um monte de tralha."
- Thomas A. Edison

Um Abraço Galáctico muito Luminoso!

2015-01-10

Créditos: NASA/CXC/SAO/S.Mineo et al/STScI/JPL-Caltech
Nesta altura do ano, por todo o mundo as pessoas celebram esta época festiva com belas iluminações. Esta imagem de duas galáxias em colisão é a contribuição cósmica para estas celebrações. Parece que estas duas galáxias e os seus braços em espiral foram decorados com fios de bonitas luzes de contos de fadas!

Estas duas galáxias foram “apanhadas” a roçar-se uma na outra à medida que viajam pelo espaço. O encontro criou uma das exposições mais impressionantes de luz de raios X jamais vista! Cada uma das 28 manchas cor de rosa da imagem é um objeto especial extremamente brilhante conhecido como “fonte de raios X ultraluminosa” que nas suas iniciais em inglês se abrevia como ULX (ultraluminous X-ray source).

O que são exatamente estas ULX ainda é um mistério, mas a maioria dos cientistas pensa que provavelmente são um estranho tipo de sistema estelar, com uma estrela normal e um buraco negro a orbitarem-se mutuamente. Alguns dos buracos negros podem ser entre 5 a 10 vezes mais massivos que o nosso Sol e outros podem ser centenas ou até milhares de vezes mais massivos que o nosso Sol.

Os investigadores pensam que as estrelas que causam as ULX são muito jovens (em termos de vida das estrelas). Enquanto o nosso Sol tem cerca de 5 mil milhões de anos estas têm provavelmente perto de 10 milhões de anos.

Esta é a razão da maioria da ULX terem sido encontradas nos braços espirais das galáxias onde se formam muitas estrelas.

Facto Curioso: Estas galáxias estão a fazer brotar novas estrelas a um ritmo 10 vezes superior que o da nossa galáxia a Via Láctea.

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1453