AVISO
Imagem do Dia
M 12 (NGC 6218)
Ditos
" Se o homem se restringisse a coleccionar factos, as ciências seriam somente uma nomenclatura estéril e ele jamais teria descoberto as grandes leis da natureza. É a comparação de fenómenos, uns com os outros, a procura de compreender as suas relações, que o leva a descobrir essas leis. "- Pierre Simon Laplace

Os Planetas Crescem Rápido!
2014-11-13

Créditos: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)
A Terra e os outros sete planetas do nosso sistema solar não estão sozinhos no Universo. Já foram descobertos cerca de 1800 planetas a orbitarem estrelas distantes e este número está a crescer!
As estrelas e planetas formam-se quando uma nuvem gigante de poeira cósmica colapsa sobre si própria. Todo este gás e poeira começa a movimentar-se num círculo até que cai para o centro — algo que podemos comparar à água a circular em torno do ralo antes de cair através dele.
No centro, o gás e a poeira tornam-se muito densos e quentes até que nasce uma estrelas. À volta da estrela gira uma nuvem com o gás e poeira remanescentes que começa a separar-se em grossos anéis. É esta a parte da história que foi “apanhada” nesta fotografia.
Durante cerca de milhões de anos as partículas da parte mais espessa do disco colaram-se umas às outras, crescendo e formando agregados maiores. À medida que o seu tamanho aumenta, a gravidade vai aumentando. Captam cada vez mais material crescendo cada vez mais até que finalmente nasce uma planeta!
Esta fotografia que apresenta um detalhe incrível é a melhor imagem até hoje obtida da formação de planetas à volta de uma estrela recém-nascida. Mas não é apenas a imagem em si que maravilhou os astrónomos mas o que ela nos revela.
Como esta estrela é muito jovem não esperavam encontrar os planetas a formarem-se tão cedo. Esta foto diz-nos que os planetas podem crescer muito mais rapidamente do que o que se pensava!
Facto Curioso: Se um alienígena tivesse fotografado o nosso sistema solar há 4600 milhões de anos atrás teria visto algo muito parecido a esta imagem!
Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESO e NAOJ
Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1447