AVISO

Imagem do Dia


Trânsito de Vénus

Ditos

"Se A é o sucesso na vida, então A é igual a X mais Y mais Z. X é trabalho, Y é lazer e Z é manter a boca fechada."
- Albert Einstein


Atraente Tecnologia Espacial que Restaura a Visão

2014-11-12

Créditos: ESA/NASA
Milhões de pessoas à volta do mundo já se submeteram à cirurgia laser para corrigir defeitos de visão. Mas sabia que esta tecnologia só é possível graças a tecnologia desenvolvida para ser utilizada no espaço?

Se olhar para um ponto fixo enquanto sacode a cabeça os seus olhos mantêm-se automaticamente quietos, permitindo-lhe ver claramente mesmo quando se está a mover. A maioria das espécies na Terra têm esta capacidade que remonta até aos dinossáurios. É um truque curioso da natureza sobre o qual nem pensamos.

Às escondidas, o seu cérebro está constantemente a receber mensagens do seu ouvido interno. Estas mensagens indicam-lhe a direção e ajudam-no a manter o equilíbrio e a visão estáveis. Tal é possível devido à gravidade que nos indica em que sentido é para baixo.

Mas como é que os astronautas se orientam no espaço? Como é que se conseguem focar num ecrã de computador quando estão a flutuar na Estação Espacial Internacional? Para investigar este fenómeno os investigadores criaram um instrumento especial para medir o movimento dos olhos dos astronautas sem interferirem com os seus movimentos. Este instrumento é chamado de “Rastreamento de Olhos”. Consiste basicamente num capacete com uma câmara que tira fotografias aos olhos dos astronautas e regista para onde eles estão a olhar.

Regressando à Terra o mesmo “Rastreamento de Olhos” proporcionou aos médicos uma forma de levar a cabo delicadas cirurgias aos olhos com laser, melhorando a qualidade de vida de milhões de pessoas!

Facto Curioso: A tecnologia espacial teve um enorme impacto no nosso quotidiano de um modo muito variado. Desde a capacidade de enviar informação através do globo em segundos, passando pela criação de extremidades artificiais até umas simples palmilhas para os nossos sapatos ou colchões de espuma viscoelástica.

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1444