AVISO

Imagem do Dia


Galáxia NGC 4945

Ditos

" Nunca se manifeste mais claramente do que a sua capacidade de pensar."
- Niels Bohr


O Lado Malvado da Natureza

2014-04-13

Créditos: ESO
Esta bela imagem obtida pelos poderosos telescópios do Observatório Europeu do Sul, no deserto do Chile mostram um par de galáxias a “dançarem” lentamente uma em torno da outra no espaço.

Como muitas coisas na natureza, a galáxia grande e brilhante da fotografia é bela mas perigosa. De facto, alguns cientistas referem-se-lhe como “luta galáctica”.

Quando as galáxias se aproximam o suficiente, tal como estas duas, chamamos-lhe “galáxias em interação”. Mas elas não interagem da mesma forma que interage com os seus amigos - a forte força gravitacional de cada galáxia puxa-as uma para a outra.

Mas não se trata de uma luta justa. Como se pode ver uma das galáxias é muito mais massiva do que a outra, o que significa que tem uma maior gravidade. Este jogo “amistoso” eventualmente terminará com a galáxia mais pequena a ser devorada!

A galáxia que domina a foto chama-se NGC 1316, existindo diversos indícios de que esta não terá sido a primeira vez que terá “devorado” outra galáxia. Por exemplo, tem alguns traços de poeira cósmica que se cruzam perto do centro e alguns enxames globulares de estrelas particularmente pequenos. Estes sinais sugerem que a NGC 1316 terá “devorado” outra galáxia em espiral há cerca de 3 milhares de milhões de anos!

Facto Curioso: Como bónus esta imagem abre-nos uma janela para o universo longínquo, para lá das duas galáxias em interação. A maioria dos pontos difusos e ténues são galáxias muito mais distantes.

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESO

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1413