AVISO

Imagem do Dia


Formação de estrelas na galáxia NGC4214

Ditos

"Eu não temo os computadores, temo não possuí-los."
- Isaac Asimov


Recolhendo pistas de um crime cósmico

2014-03-05

Créditos: NASA, ESA, CXC
Imagine a cena: está no campo no meio do nada numa amena noite de verão. Não há vento e exceto uns suaves sons produzidos por alguns animais nocturnos tudo está em silêncio. Está deitado sobre uma manta entre a espessa relva verde a olhar um magnifico céu estrelado. A lua sorri-lhe e as estrelas cintilam alegremente. Consegue imaginar um momento em que se tenha sentido tão relaxado?

Mas nem tudo é o que parece. Nas profundezas do espaço uma galáxia em espiral está a ser violentamente despedaçada pelos seus vizinhos!

A galáxia chama-se ESO 137-001 e na realidade está fora do alcance da nossa vista, escondida por um espesso nevoeiro de poeira espacial. Só consegue vê-la nesta fotografia graças ao impressionante poder do telescópio Hubble.

ESO 137-001 está a viajar através do coração de um enxame de galáxias designado por Abel 3627. À medida que se move, a atração das galáxias vizinhas vai despedaçando-a em várias direções. As faixas azuis brilhantes “rasgadas” a partir da galáxia, deixam para trás pistas deste crime cósmico. Após uma observação mais atenta verifica-se que estas faixas azuis são fileiras de jovens estrelas quentes e brilhantes.

ESO 137-001 faz parte do enxame da Norma, um enxame de galáxias que se encontra perto do Grande Atrator. Não sabemos exatamente do que se trata mas decididamente merece o seu nome! A região é tão massiva e a sua força gravitacional tão forte que está a atrair enxames de galáxias inteiros para si! Até a nossa galáxia está a ser lentamente arrastada para esta misteriosa zona do espaço.

Facto Curioso: A natureza do Grande Atrator é totalmente desconhecida para os astrónomos. Muito provavelmente o Grande Atrator é um gigantesco aglomerado de galáxias com uma massa de um bilião de vezes a massa do Sol.

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do: ESA

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1407