AVISO

Imagem do Dia

NGC 520

Ditos

"A minha religião consiste numa humilde admiração pelo espírito superior ilimitado que se revela nos pequenos detalhes que podemos perceber com as nossas frágeis e débeis mentes."

Um Brinde a uma Estrela de Meia-Idade

2013-10-13

Créditos: ESO
Esta nova imagem mostra-nos com grande detalhe a nebulosa Toby Jug, localizada bem longe da Terra e visível no céu austral. A nuvem de gás de cor pálida envolve uma estrela gigante vermelha cerca de cinco vezes mais massiva que o nosso Sol! A luz brilhante da estrela que se situa no meio reflete-se no gás fazendo-o brilhar. A nebulosa deve o seu nome a dois astrónomos britânicos, para quem os pálidos remoinhos de gás faziam lembrar a forma de uma antiga caneca inglesa chamada Toby Jug.

Apesar da estrela que se encontra no coração da nebulosa ser milhões de anos mais nova que o nosso Sol, já se encontra numa fase da vida muito mais avançada. O que resulta do facto das estrelas com mais massa viverem mais rapidamente que as de menor massa. O nosso Sol com cerca de 4600 milhões de anos, está agora a entrar na meia-idade enquanto esta estrela, por ter uma massa muito superior, viverá apenas mais alguns milhões de anos. A fase de gigante vermelha é apenas uma pequena parte do ciclo de vida de uma estrela, o que faz da imagem deste objeto algo bastante raro!

Eventualmente, quando o nosso Sol tiver queimado praticamente todo o hidrogénio do seu núcleo também aumentará de tamanho transformando-se numa gigante vermelha. Os astrónomos pensam que quando isso acontecer o nosso Sol irá expandir-se de tal forma que irá muito além da órbita da Terra. Isto significa que todos os planetas interiores, rochosos do nosso sistema solar: Mercúrio, Vénus, Terra e provavelmente Marte irão ser “engolidos”!

Facto Curioso: À velocidade a que a tecnologia está a avançar, existe alguma probabilidade dos seres humanos estarem a viver num planeta diferente na altura em que o Sol se transformar numa gigante vermelha. Existem já algumas pessoas a viver e a trabalhar na Estação Espacial Internacional. Se quiser saber quantas pessoas estão no espaço a qualquer altura, basta aceder a http://www.howmanypeopleareinspacerightnow.com/