AVISO

Imagem do Dia

Formação de estrelas na galáxia NGC4214

Ditos

"A minha religião consiste numa humilde admiração pelo espírito superior ilimitado que se revela nos pequenos detalhes que podemos perceber com as nossas frágeis e débeis mentes."

Parabéns, é um...Planeta!

2013-03-11

Créditos:ESO/L. Calçada
Quando uma mulher está grávida tem de fazer ecografias (aplicação de ultrassons na medicina) para os médicos verificarem se o bebé se está a desenvolver normalmente. Os astrónomos realizaram recentemente observações semelhantes numa estrela vizinha — por mero acaso! Ao olhar para o disco de gás em redor da estrela, ficaram surpreendidos ao ver um planeta bebé a desenvolver-se no seu interior! Pela primeira vez, conseguiu-se observar um planeta numa fase tão precoce da sua vida. A imagem retrata a visão artística do que se pensa ser o planeta quando observado de perto.

Os astrónomos chamam aos planetas fora de nosso sistema solar de 'exo-planetas'. A procura de exo-planetas é um dos temas atualmente mais interessantes em astronomia. Já foram descobertos até agora cerca de 850, mas fotografá-los diretamente como este ainda é muito raro. Isto deve-se ao facto dos planetas serem muito ténues quando comparados com as estrelas e geralmente são abafados pela luz das estrelas. É como tentar detetar um avião passando em frente a um Sol resplandecente!

Esta jovem estrela já é conhecida por ser orbitada por um planeta cerca de seis vezes mais distante do que a Terra em relação ao Sol. O novo planeta fica cerca de 10 vezes mais longe! E tendo em conta que o planeta é muito jovem, não é de todo pequeno — os astrónomos estimam que terá aproximadamente o tamanho de Júpiter, que poderia conter 1000 Terras dentro dele!

Os astrónomos pensam que os planetas gigantes crescem, capturando algum do gás e poeira que restaram após a formação da estrela. As novas observações apoiam este facto: o planeta encontra-se nas profundidades do disco do material que circundam a estrela e há muitas regiões onde o planeta e a estrela ainda continuam a interagir diretamente.

Facto Curioso: O maior exo-planeta já descoberto foi dado o nome muito cativante 'CD-35 2722'. Este planeta gigante é cerca de 10.000 vezes maior que a Terra!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa da ESO : http://www.eso.org/public/portugal/news/eso1310/