AVISO

Imagem do Dia


Proeminência solar

Ditos

"Muitos falhanços da vida devem-se a pessoas que não se aperceberam quão perto do sucesso estavam quando desistiram."
- Thomas A. Edison


O mistério da Supernova

2013-03-09

Créditos: Raios X: NASA/CXC/MIT/L.Lopez et al.; Infravermelho: Palomar; Rádio: NSF/NRAO/VLA
Tal como o famoso detetive Sherlock Holmes, os astrónomos têm de ser bons a resolver quebra-cabeças juntando pistas e evidências. Quando os cientistas observaram imagens com uma forma estranha e distorcida deste resto de supernova, obtidas pelo Observatório de raios X Chandra perceberam que algo de estranho tinha ocorrido. Após pesquisarem os dados e eliminarem todas as outras possibilidades, os astrónomos perceberam que podiam ter descoberto um segredo obscuro, escondido dentro desta imagem — um jovem buraco negro!

Normalmente, as explosões de supernovas que despedaçam estrelas massivas, libertam material em todas as direções de forma uniforme, deixando para trás uma bolha simétrica (igual em ambos os lados). No entanto, nesta supernova o material dos polos norte e sul da estrela (sim, as estrelas também têm polos!) foi lançado muito mais rapidamente que em qualquer outra zona. O resto da supernova em forma barrada deu aos astrónomos a primeira pista de que a vida desta estrela terminou de uma forma invulgar.

Na maioria das vezes o núcleo restante de uma supernova é comprimido numa pequena bola chamada de estrela de neutrões. Estrelas de neutrões normalmente emitem radiação de raios X, que os astrónomos podem fotografar usando telescópios especiais. Mas uma pesquisa cuidadosa dos dados mostrou não existir nenhuma radiação de raios X ou outras evidências de uma estrela de neutrões. Isto significa que provavelmente durante a explosão foi formado um objeto ainda mais exótico, um buraco negro! Se estiver correto, vai ser o mais jovem buraco negro conhecido em toda a nossa galáxia com apenas 27.000 anos!

Facto Curioso: Em astronomia, chamamos de “metais” a todos os materiais mais pesados que o hidrogénio e o hélio. Todos esses “metais” são forjados dentro de estrelas. Quando uma estrela morre, os metais estão espalhados pelo espaço formando novas estrelas, planetas ou até mesmo pessoas!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa Observatório de Raios- X Chandra da NASA : http://chandra.harvard.edu/photo/2013/w49b/

Link para a noticia original: http://www.unawe.org/kids/unawe1313/